close


special
Coliseu da Paz já está em clima de festa O clima de festa é contagiante em São Desidério e os foliões já estão na contagem regressiva para a 18ª Festa da Paz, considerado o maior ... População de São Desidério prestigia a entrega da Praça Juarez ...   A população de São Desidério, recebeu na noite de sábado, 13, a Praça Juarez de Souza. O evento reuniu centenas de pessoas da sede e zona ... Prefeito Demir Barbosa entrega Quadra Poliesportiva para comunidade ... O povoado de Palmeiral fica há 30 km da sede de São Desidério, uma comunidade simples, receptiva e alegre. Para retribuir essa felicidade, as secretarias de ...
Mais Notícias

O Gabinete do Prefeito tem por finalidade prestar assistência ao Prefeito, em sua representação política, administrativa e social. Lei nº11 de 12 de dezembro de 2008 – Art. 25

Prefeito: Demir Barbosa

demir

Currículo: Ademilton Barbosa dos Santos (Demir Barbosa), é natural de Barreiras (BA). Filho de Celso Barbosa dos Santos e Edsonina Neves de Souza Barbosa, nasceu no dia primeiro de outubro de 1970. É casado e tem três filhas. Cursou Ciências Contábeis na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). No período de 2005 à 2006 assumiu a Secretaria de Assistência Social,e entre 2006 à 2008 foi convocado para ser secretário de Saúde. Foi vice-prefeito do município no pleito de 2009 a fevereiro de 2012, sendo empossado prefeito em março. Foi reeleito prefeito nas eleições de 2012 pelo PMDB.


Vice-prefeito: Reginaldo Cézar Filho

Informações

Currículo: Reginaldo Cézar Filho é natural de São Desidério (BA). Filho de Reginaldo Cezar dos Santos e Luzia Rodrigues dos Santos, nasceu em 25 de maio de 1965. É casado e pai de três filhos. Iniciou a carreira política em 2000 quando se candidatou a vereador pelo PMDB. Não eleito foi diplomado suplente pela coligação. Em 2004 candidatou-se vereador pelo antigo PFL, obtendo votação expressiva com maioria absoluta em todas as urnas da sede e do município. Reeleito no pleito de 2008 a 2012, o vereador atuou também como primeiro secretário da diretoria da Câmara Legislativa, no biênio 2011/2012. Concorreu nas eleições de 2012 como vice-prefeito sendo eleito para administrar o município ao lado do prefeito Demir Barbosa.

A Secretaria de Administração e Planejamento tem como principais atribuições, elaborar, no âmbito de sua atuação, o planejamento institucional e formular as políticas e planos setoriais, coordenar, dirigir, executar e controlar todos os processos administrativos.

Além do setor de Coordenadoria de Controle Interno, fazem parte da secretaria o Departamento de Pessoal, Departamento de Informática e o Departamento de Administração Geral.

  1. Lei nº 011/2008 de 12 de Dezembro de 2008
  2. Endereço: Praça Emerson Barbosa, 01
  3. Fone: (77) 3623-2145
  4. Centro
  5. CEP: 47.820-000
  6. São Desidério – BA
  7. administração@saodesiderio.ba.gov.br

Secretária: Elionete Alves Barbosa

elionete

Currículo: Elionete Alves de Souza Barbosa é natural de São Desidério, nasceu dia 02 de junho de 1973. É Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Casada, tem duas filhas.







A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico trabalha para promover o desenvolvimento do meio rural do município de São Desidério, de forma sustentável, como também melhorar e preservar os recursos naturais existentes.

Com uma estrutura capacitada busca apoiar, preferencialmente, os pequenos produtores, atuando de forma integrada nos programas e projetos coerentes com a realidade local dos agricultores e de suas famílias.

Privilegiado por belezas naturais e pela grandiosidade de suas terras férteis que garantem safras excelentes, São Desidério, de acordo com o IBGE, é o maior produtor de algodão do Brasil e maior produtor de grãos do Norte / Nordeste. A fruticultura e as culturas da cana-de-açúcar também merecem destaque no município.

  1. Lei nº 011/2008 de 12 de Dezembro de 2008
  2. Endereço: Avenida ACM, 110
  3. Fone: (77) 3623-2510
  4. Centro
  5. CEP: 47.820-000
  6. São Desidério – BA
  7. agricultura@saodesiderio.ba.gov.br

Secretário: José Marques Batista de Castro

josemarques

Currículo: José Marques Batista de Castro é natural de Barreiras (BA), nascido em 18 de maio de 1980. Concluiu o curso de Técnico em Contabilidade pelo Colégio Estadual Presidente Médici em 1997 e em 1998, Técnico em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia unidade Barreiras. É graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos IX – Barreiras – Bahia e especialista em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais. Foi professor do Colégio Estadual Presidente Médici onde lecionou as disciplinas: matemática, física e química. Tendo atuado também como professor nas escolas Bento Alves das Neves, Antônio Carlos Magalhães e Germano Rodrigues de Carvalho. Atualmente é associado-voluntário das Organizações Espíritas Irmã Scheilla e Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente. De janeiro a dezembro de 2008 trabalhou como Supervisor Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação e como Diretor do Departamento de Agropecuária na Secretaria Municipal de Agricultura no período de janeiro de 2009 a março de 2012. É casado e pai de um filho.

  1. ESTRUTURA
  2. Departamento de Agropecuária e Desenvolvimento Rural e Urbano
  3. Diretor: Leandro Rocha de Carvalho
  4. Departamento de Abastecimento e Segurança Alimentar
  5. Diretor: Francisco Jesuíno de Oliveira

A Secretaria Municipal de Assistência Social de São Desidério, tem por finalidade a formulação e execução de políticas públicas da área de assistência social que promovam a inclusão de todos os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade ou em situação de risco decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou deficiências); inserindo-os na rede de Proteção Social local.

É uma secretaria de governo que visa implementar de modo articulado e intersetorial a Política Municipal de Assistência Social, formulada democraticamente com a sociedade, visando a melhoria da qualidade de vida e a promoção da cidadania no município de São Desidério.

Atualmente conta com uma equipe de profissionais qualificados e uma estrutura que busca a efetivação de ações concretas para garantir o atendimento às necessidades básicas da população vulnerabilizada de São Desidério.

  1. Lei nº 011/2008 de 12 de Dezembro de 2008
  2. Rua Dr. Valério de Brito, S/N
  3. Fone: (77) 3623-2285
  4. Centro
  5. CEP: 47.820-000
  6. São Desidério – BA
  7. acaosocial@saodesiderio.ba.gov.br

Secretária: Maria Adalgisa Guimarães Barbosa

adalgisa

Currículo: Maria Adalgisa Guimarães Barbosa é natural de São Desidério, nasceu em 18 de setembro de 1968. Funcionária pública desde 1991, é bacharel em Administração pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Casada, tem três filhos.

ESTRUTURA

Proteção Social Básica

Objetiva prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Desde que foi instalado em junho de 2006, o CRAS de São Desidério tem se tornado um espaço indispensável de acolhimento e referenciamento para famílias, não somente de sua área de abrangência, que compreende os bairros Tangará, Vila do Padre e Alto do Cristo, como também uma referência de trabalho, informações e participação social em todo o território municipal. Atualmente o CRAS desenvolve o seu trabalho com o acompanhamento mensal de 250 famílias da área de abrangência. A estas famílias são disponibilizados os mais variados serviços, desde os atendimentos individuais até as atividades grupais e comunitárias. Destacam-se os projetos, que além de desenvolver oficinas artísticas, culturais e esportivas, realizam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a exemplo:

Projeto Arte em Jogo –

Atende a uma média de 200 crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, nas modalidades de Karatê, Futsal, Vôlei, Coral e Violão;

Projeto Ser Mulher

Destinado a mulheres entre 18 e 45 anos

Projeto Ativ’IDADE

Com uma média de 20 idosos, com encontros mensais, na sede do CRAS

Programa Nossa Sopa

Distribui 200 conchas de sopa para famílias cadastradas, duas vezes por semana (terça e quinta). Além disso, existe um trabalho continuado de visitas domiciliares e atendimentos individualizados e coletivos aos usuários do serviço, bem como o desenvolvimento de Palestras, Oficinas, Atividades Coletivas de caráter não continuado com a comunidade.

Endereço: Rua João de Souza Almeida, 751, Bairro Tangará Contato: (77)3623 – 2719 Benefícios Assistenciais

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Garante a transferência mensal de um salário mínimo vigente ao idoso, com idade de 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Em ambos os casos, devem comprovar não possuir meios de prover a própria manutenção, nem tê-la provido por sua família.

Benefícios Eventuais

Caracterizam-se por seu caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

Programa Bolsa Família (PBF)

É um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situações de pobreza em todo o país. O PBF integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Proteção Social Especial

Objetiva o atendimento a famílias e indivíduos que se encontram em situações de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

Configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.

Centro de Convivência dos Idosos

É um local destinado a acolher e abrigar idosos do município que não tem família ou se encontram em situações de vulnerabilidade, oferecendo serviços de assistência social, psicológica, médica e fisioterapia. O centro foi inaugurado em 23 de outubro de 2001, já recebeu 58 idosos. Hoje, são 12 moradores. Está localizado à Rua Heliodorio Xavier dos Santos, 300. As visitas são realizadas todos os dias das 16h às 17h. Contato: 3623-2894

CONSELHOS

Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

Órgão definido como instância deliberativa do sistema descentralizado e participativo de assistência social, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil. A criação do CMAS está definida na Lei Orgânica da Assistência Social Lei nº 8.742/1993. Em São Desidério o CMAS foi criado pela Lei 005 de 16 de abril de 2001 e modificado pela Lei 012 de 12 de dezembro de 2007.

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

É um órgão paritário, composto por membros da sociedade civil e do Poder Executivo. É deliberador, formulador e controlador das políticas públicas voltadas para atendimento à criança e ao adolescente, criada pela Lei nº 4.231 de 29 de novembro de 1990. O CMDCA de São Desidério foi criado pela Lei 005 de 05 de maio de 2003 e modificado pela Lei 014 de 12 de dezembro de 2007.

Conselho Tutelar

É um órgão permanente, (uma vez criado não pode ser extinto). É autônomo, não jurisdicional (não julga, não faz parte do judiciário, não aplica medidas judiciais). É encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É um órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente. Em São Desidério foi criado pela Lei 005 de 05 de maio de 2003 e modificado pela Lei 014 de 12 de dezembro de 2007. Contato (77)3623-2361

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer trabalha na promoção, resgate e preservação das tradições locais. Incentiva e coordena o esporte, garantindo o entretenimento à população.

A cultura é um dos maiores legados de São Desidério. Algumas tradições resistem há mais de meio século, como a Festa de Santa Cruz e principalmente, os festejos da Padroeira da Cidade e do Divino Espírito Santo, em torno dos quais, está a base da história do Município.

Com um calendário rico em programações esportivas, que abrange desde as modalidades mais populares, como campeonatos de futebol às mais exclusivas, como o rally feminino de bike, além de trilhas ecológicas e um ambiente natural propício para a realização de esportes radicais.

  1. Lei nº 011/2008 de 12 de Dezembro de 2008
  2. Praça Abelardo Alencar, Prédio 1º Piso
  3. Centro
  4. CEP: 47.820-000
  5. São Desidério – BA
  6. celazer@saodesiderio.ba.gov.br

Secretário: João Neres de Carvalho Filho

joaoneres

Currículo: João Neres de Carvalho Filho é natural de São Desidério (BA), nasceu em 06 de junho de 1971. Foi vereador no período de 1997 a 2000 e 2001 a 2004, e presidente da Câmara Municipal de Vereadores entre 2002 e 2004 e vice-prefeito no período de 2005 a 2008. É graduado em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). É casado e pai de dois filhos.

Departamento de Cultura

O Departamento de Cultura foi criado em 2000 e permaneceu atrelado à Secretaria de Meio Ambiente e Turismo por oito anos. Como parte da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o departamento de Cultura, trabalha no sentido de promover publicidade destinada a despertar o interesse pelas belezas naturais, folclore e festejos tradicionais do município.

Diretor: Élio Dias dos Passos

Departamento de Esporte

O município é também dotado de espaços recreativos e desportivos que permitem o desenvolvimento de várias modalidades esportivas. O Departamento de Esporte, que tem como busca entre suas principais atribuições, a elevação do nível técnico, por meio da realização de competições, campeonatos e jogos abertos no município.

Diretor: Enielton Rodrigues de Souza

Conselho Municipal de Cultura

Criado pela Lei nº 014/2009 de 05 de outubro de 2009 o Conselho Municipal de Cultura, é um órgão consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de caráter permanente, com a finalidade de formular políticas públicas e implementar ações destinadas ao fortalecimento da atividade Cultural no município. O Conselho Municipal de Cultura é constituído de 12 (doze) membros efetivos.

Centro Cultural Celso Barbosa

Ambiente de localização centralizada com estrutura para acolher 200 pessoas, destinado a realização de eventos culturais e de lazer para a comunidade. O nome é uma homenagem a um importante incentivador da política do município. O Centro Cultural Celso Barbosa está situado à Rua Dr. Valério de Brito.

Museu Municipal Olavo Pereira dos Santos

Inaugurado em 22 de fevereiro de 2012 na passagem dos 50 anos de emancipação política de São Desidério, o Museu Municipal Olavo Pereira dos Santos, está situado à Rua Ministro Antonio Balbino. A sede do museu é uma casa construída em 1943, e recebeu esse nome em homenagem ao primeiro presidente da Câmara Legislativa de São Desidério, que foi seu primeiro proprietário.

Biblioteca Municipal Dom Ricardo Weberberger

Em 07 de outubro de 1963 o prefeito de São Desidério, Abelardo Alencar, apresentou aos vereadores um convênio firmado entre Prefeitura e Instituto Nacional do Livro (INL), para implantação e manutenção de uma Biblioteca pública no município. A Biblioteca foi registrada sob o número 2733 conferido pela Coordenação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e durante muito tempo funcionou em locais improvisados do município, até que em 19 de setembro de 1995, durante a gestão do prefeito Felisberto Ferreira dos Anjos, teve a sede própria inaugurada sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. A Biblioteca recebeu o nome de Dom Ricardo Weberberger em homenagem ao primeiro bispo da Diocese de Barreiras. A Biblioteca está localizada à Praça Juarez de Souza, Nº 50, no centro da cidade e desde julho de 2012 está vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Em março de 2013 foi assinado um Convênio de Cooperação Técnica com a Fundação Pedro Calmon (Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia), órgão que implementa as Bibliotecas Públicas da Bahia. A Biblioteca se constitui em um patrimônio público cultural, oficializada pela Lei Nº 016 de 29 de novembro de 2013. Possui um quadro funcional constituído por seis funcionárias e oferece atendimento ao público de segunda à sexta-feira, das 08 horas às 21 horas. O incentivo à leitura é um dos principais objetivos por meio da realização de importantes ações e projetos culturais, a exemplo da Noite do Clube da Leitura, do Baú da Leitura, Sebos, Recitais de Poesias, A hora do conto, entre outros.

Coliseu da Paz

Com uma área total de 26.950 m² o Coliseu da Paz possui a maior estrutura para shows do oeste da Bahia e é o local apropriado para a realização de eventos de grande porte, a exemplo da Festa da Paz, o maior evento musical do oeste baiano. Localizado na saída para Barreiras tem capacidade para acolher 40 mil pessoas com dois módulos de sanitários construídos, com capacidade para atender 64 pessoas, incluindo 08 para portadores de necessidades especiais. Chiclete com Banana fez o show inaugural do Coliseu em 15 de setembro de 2003. Outras a atrações de renome nacional já se apresentaram no Coliseu da Paz, como Asa de Águia, Ivete Sangalo, Zezé de Camargo e Luciano, Mastruz com leite, Magníficos, Raça Negra, Margarete Menezes, Biquini Cavadão, Parangolé, Harmonia do Samba, Rio Negro e Solimões e Teodoro e Sampaio.

Ginásio de Esportes Professor Almiro Almeida

Foi inaugurado em 1º de janeiro de 2009 e recebeu este nome em homenagem a um dos principais incentivadores do voleibol de São Desidério. Com capacidade para 1.500 pessoas, sanitários, vestiários e lanchonete, o ginásio tem estrutura para a prática de vôlei, basquete e futsal. Está localizado à Avenida ACM, no bairro Tangará, ao lado do Estádio Municipal.

Estádio Municipal Ocival Rodrigues de Souza

Construído na gestão do prefeito José Fernandes de Santana e entregue em 19 de setembro de 1992, o Estádio Municipal passou por completa reestruturação e foi reinaugurado em 12 de junho de 2011, marcado por um amistoso entre a seleção saodesiderense e o time de veteranos campeões do futebol brasileiro, com destaque para Junior Baiano, Viola, Leandro Ávila, Donizete e Sorato da Seleção Brasileira de Masters. A estrutura do estádio compreende um túnel que conecta o gramado ao vestiário, um placar eletrônico, um painel para informar as substituições em campo, um moderno sistema de iluminação e de irrigação e uma maca móvel. A imprensa tem uma cabine de onde os jogos podem ser transmitidos ao vivo e os torcedores contam com um bar para fornecimento de bebidas e lanches e as arquibancadas têm capacidade para cerca de cinco mil pessoas. A estrutura apresenta acessibilidade a pessoas portadoras de deficiências. O nome do estádio homenageia um dos principais incentivadores da prática do futebol no município. Ocival Rodrigues de Souza era um destaque em campo pelo seu desempenho e a vontade em ver o futebol de São Desidério se destacar fez com que ele fosse um dos fundadores do time Independente Sport Club, do qual foi presidente por muitos anos.

A educação no município de São Desidério caminha para a excelência do ensino, graças à implantação de um projeto político pedagógico moderno e dinâmico. Atualmente conta com uma equipe bem ampla e capacitada que envolve 15 Coordenadores Pedagógicos, 07 Supervisores e 251 docentes, totalizando 696 profissionais para atender um corpo discente de 6.602 alunos em 48 escolas, sendo 06 escolas e uma creche na zona urbana e 42 escolas na zona rural, em 04 modalidades de ensino.

A secretaria conseguiu resultados que revela o pensamento e a preocupação do poder público municipal com relação à valorização do setor. A taxa de analfabetismo no ano de 2000, de 49,4% entre sede e zona rural, e analfabetos funcionais, que era de 51% (dados IBGE) e em 2005, com uma população de 19.006 habitantes, a redução de analfabetos foi visivelmente clara, reduzindo para 7,9% entre zona rural e sede e 6,45% para analfabetos funcionais, e vem trabalhando para que esse índice reduza ainda mais.

  1. Lei nº 011/2008 de 12 de Dezembro de 2008
  2. Praça Juarez de Souza, S/N
  3. Centro
  4. CEP: 47.820-000
  5. São Desidério – BA
  6. Fone: (77) 3623-2562 / 2893
  7. educacao@saodesiderio.ba.gov.br

Secretária: Alaides Gonçalves França

alaides

Currículo: Alaides Gonçalves França é natural de Baianópolis (BA), nascida em 15 de março de 1962. É graduada em Estudos Sociais e Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campos IX – Barreiras – Bahia, e especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade do Noroeste de Minas Gerais (FINOM). Fez vários cursos de aperfeiçoamento, dentre eles o de Didática Geral, pelo Instituto Anísio Teixeira. Em 2001, concluiu o curso Progestão. Exerceu o cargo de recreadora na Creche Municipal Ana Maria de Santana, de 1984 a 1985. Foi coordenadora do Programa Estadual de Alimentação Escolar (PAE) e do Serviço de Assistência ao Estudante (SAE), da Secretaria de Educação do Estado, em Barreiras. Entre os anos de 1987 e 1989, exerceu a função de Coordenadora da Escola Popular Noturna na Direc 25, e, concomitantemente foi professora no Colégio Estadual Antonio Geraldo em Barreiras, ministrando aulas das disciplinas pedagógicas, no curso de Magistério. Foi professora da Escola Estadual Antonio Carlos Magalhães em São Desidério. É professora da Rede Estadual desde 1985; no Colégio Estadual Presidente Médici, ministrou aulas de Didática e Práticas de Ensino no curso de Magistério, exerceu a função de Coordenadora Pedagógica e Coordenadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI). É professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Leitura e Produção de Texto do Ensino Médio. Foi voluntária do Dignivida, em Barreiras. Atualmente é associado-voluntária das Organizações Espíritas Irmã Scheilla, e é Diretora Social da Associação dos Portadores de Cuidados Especiais (APOCESD). Membro do Conselho de Cultura desde 2009, do Conselho de Assistência Social e do Conselho de Educação. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, desde 2010. De fevereiro de 2009 a dezembro de 2011, atuou na Assessoria Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Tem dois filhos e duas netas.

Modalidades de ensino

  1. Educação Infantil
  2. Ensino Fundamental de 08 anos
  3. Ensino Fundamental de 09 anos
  4. Ensino Médio e a EJA – Educação de Jovens e Adultos

Estrutura

  1. Departamento de Apoio Administrativo
  2. Diretora: Kédyma Maria de Oliveira Pereira
  1. Departamento de Apoio Pedagógico
  2. Diretora: Maria Celeste de Oliveira
  1. Departamento de Apoio ao Fundo de Manutenção da Educação - FME
  2. Diretor: Ivo Cezar de Morais
  1. Departamento de Informações Educacionais
  2. Diretora: Eluscata Rodrigues de Almeida

Conselhos

  1. Conselho Municipal da Merenda
  2. Conselho Municipal de Educação – (Câmara de Controle Social do Fundeb) - Clique aqui

Programas

  1. Educação de Jovens e Adultos – EJA (Modalidade de Ensino)
  2. Plano de Desenvolvimento na Escola - PDE
  3. Plano Estratégico de Educação de Jovens e Adultos - PEEJA
  4. Plano de Ações Articuladas - PAR
  5. Plano Dinheiro Direto na Escola - PDDE
  6. Programa Nacional de Transporte Escolar - PNATE
  7. Programa Nacional de Alimentação da Creche - PNAC
  8. Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNA

Capacitações

  1. Inglês
  2. Matemática
  3. Multisseriadas
  4. Jornada Pedagógica
  5. Progestão

Projetos e Eventos

  1. Encontros Pedagógicos
  2. Jornada Pedagógica
  3. Palestras motivacionais
  4. Dia das Mães
  5. Meio Ambiente: Visitas ecológicas
  6. Festas Juninas nas escolas
  7. Prosa e Batuque: Encontro de Educação e Cultura Regional
  8. Dia do Estudante
  9. Dia dos Pais
  10. Desfile Cívico
  11. Festa da Criança
  12. Festa do Professor
  13. Projeto Literário/Feira de Ciência
  14. Confraternização de Encerramento do Ano

A Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento tem por finalidade coordenar, dirigir, executar e controlar todos os processos financeiros, dando suporte e apoio aos órgãos de assessoramento, órgãos intermediários e secretarias finalísticas para que possam cumprir suas finalidades.

Secretário: Celso Luis Lessa

celso

Currículo: Celso Luis Lessa é natural de São Paulo (SP), nascido no dia 16 de outubro de 1961. Foi diretor do Setor Financeiro da Prefeitura de São Desidério de 2005 a 2008. Atualmente cursa Ciências Contábeis pela EADCON/UNYAHNA em Barreiras. É casado e tem três filhas.

Desde que foi criada, em janeiro de 2005, a Secretaria de Infraestrutura realiza uma série de obras e serviços tanto na sede como na zona rural. Um dos focos da atenção da secretaria é a manutenção e abertura de novas estradas em diversos povoados, favorecendo o acesso e beneficiando com isso, um grande número de pessoas.

O Programa Permanente de Manutenção de Estradas foi implantado pela prefeitura para dar suporte aos mais de 3 mil km de vias vicinais que cortam o município e que são essenciais para o escoamento da produção agrícola.

O fato de São Desidério ser o segundo maior município em extensão territorial da Bahia, com 14.876 km2 torna mais difícil as ações neste sentido. Para minimizar as distâncias e atender de maneira eficiente todas as comunidades, a Secretaria de Infraestrutura cumpre um cronograma de trabalho, priorizando as áreas que necessitam atenção especial. Faz parte dessa proposta, a construção de pontes em todo o município, melhoria de condições estruturais de povoados e localidades distantes e o cuidado com a sede do município.

  1. Lei nº 011/2008 de 12 de Dezembro de 2008
  2. Endereço: Rua do Coliseu da Paz, S/N
  3. Fone: (77) 3623-2897
  4. Bairro Juazeiro
  5. CEP: 47.820-000
  6. São Desidério – BA
  7. infraestrutura@saoderio.ba.gov.br

Secretário:Reginaldo Cézar Filho

Reginaldo

Currículo: Reginaldo Cézar Filho é natural de São Desidério (BA). Filho de Reginaldo Cezar dos Santos e Luzia Rodrigues dos Santos, nasceu em 25 de maio de 1965. Iniciou a carreira política em 2000 quando se candidatou a vereador pelo PMDB. Não eleito foi diplomado suplente pela coligação. Em 2004 candidatou-se vereador pelo antigo PFL, obtendo votação expressiva com maioria absoluta em todas as urnas da sede e do município. Reeleito no pleito de 2008 a 2012, o vereador atuou também como primeiro secretário da diretoria da Câmara Legislativa, no biênio 2011/2012. Concorreu nas eleições de 2012 como vice-prefeito sendo eleito para administrar o município ao lado do prefeito Demir Barbosa. Atualmente, foi nomeado para o cargo de secretário Municipal de Infraestrutura pela a portaria nº 443/2013 de 1º de Outubro de 2013. É casado e pai de três filhos.

Outras Informações

Departamentos

  1. Departamento de obras e reformas
  2. Diretor: Dayano Matos Ferreira
  1. Departamento de Serviços Públicos
  2. Diretora: Leidiane Pereira da Silva
  1. Departamento de Transportes
  2. Diretor: Alair Weber

O governo municipal criou em 2000 o Departamento de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. Em 2005, com a criação da Secretaria de Meio Ambiente passa a integrar em sua estrutura o Departamento de Proteção ao Meio Ambiente, direcionado as ações da área ambiental e turística, com estrutura adequada e profissionais capacitados para atender as demandas do município. Em 2009, São Desidério recebeu o título de primeiro município baiano a alcançar o nível máximo de autonomia em gestão ambiental. Em 2011 foi inaugurado o Receptivo do Parque da Lagoa Azul. Com uma estrutura moderna o município é o primeiro a contar com um receptivo de turismo ecológico. Criado em 2005, o parque é uma unidade de conservação de proteção integral que além da preservação dos ecossistemas, objetiva o desenvolvimento de atividades de educação ambiental em parceria com a Secretaria de Educação do município. Tem 16 hectares e trilhas que levam a uma visita completa ao complexo formado pela Lagoa Azul, o Aquário Natural, o Portal de Entrada da gruta e a Gruta do Catão. O local é totalmente sinalizado e informa sobre as espécies nativas. Três novas trilhas implementam o passeio e possibilitam ao visitante vistas aéreas da lagoa e do cânion da gruta. Com centenas de atrativos turísticos entre grutas, sítios arqueológicos, lagos, rios e cachoeiras, paredões e trilhas ecológicas São Desidério está consagrado como um dos lugares mais fantásticos do Brasil para se conhecer.

  1. Lei nº 011/2008 de 12 de Dezembro de 2008
  2. Rua Dr. Valério de Brito, S/N Prédio 1º Piso
  3. Fone: (77) 3623 - 2801
  4. Centro
  5. CEP: 47.820-000
  6. São Desidério – BA
  7. Fone: (77) 3623-2562 / 2893
  8. turismo@saodesiderio.ba.gov.br / meioambiente@saodesiderio.ba.gov.br

Secretário: Demósthenes da Silva Nunes Júnior

demosthenes

Currículo: Demósthenes da Silva Nunes Júnior, nasceu em São Desidério (BA), no dia 07 de julho de 1977. Concluiu o curso de Técnico em Contabilidade pela Fundação Educacional Custódia Rocha de Carvalho. Graduado em Tecnologia de Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Respondeu pela Assessoria do Departamento de Turismo da Prefeitura de São Desidério, passando a ocupar o cargo de diretor de turismo no período de 2003 a 2004. Em 2005, foi empossado ao cargo de Secretário Municipal de Cultura, Meio Ambiente e Turismo. É membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. É pai de um filho.

ESTRUTURA

Departamento de Proteção ao Meio Ambiente

Foi criado em 2005 com o intuito de proteger os ecossistemas naturais e desenvolver ações referentes à licenciamento, fiscalização, monitoramento e educação ambiental do município de São Desidério por meio de uma equipe multidisciplinar. No decorrer de todos esses anos de trabalho, foram protocolados processos, emitidas licenças e certidões ambientais e realizadas fiscalizações. Os técnicos da secretária participam ativamente de eventos e cursos como a Conferência Nacional de Meio Ambiente e o Treinamento em Gestão Ambiental Municipal no CRA.

Diretor: Wagner Manheze

Departamento de Turismo

Tem entre suas principais finalidades, divulgar o turismo municipal utilizando-se de meios e dispositivos internos e externos. O diagnóstico das potencialidades turísticas do município também faz parte das funções do setor.

Diretor: Sílvio Ferreira dos Reis

Sites relacionados:

  1. Inema
  2. Ibama
  3. CBHSF

Criada em 1997, a Secretaria de Saúde de São Desidério, atua como gestora do Sistema Único de Saúde e tem entre as suas principais funções a definição de políticas, que visem o atendimento a todo o município bem como o acompanhamento e a avaliação das ações e atividades de saúde. Com o objetivo de garantir o acesso à saúde enquanto direito fundamental do ser humano, a secretaria busca, por meio de campanhas e programas que seguem o cronograma do Ministério da Saúde, e de um sistema de assistência ambulatorial qualificado, garantir a prevenção e recuperação da saúde no município de São Desidério. A secretaria preza pela qualidade no atendimento e atualmente conta com um quadro profissional que prestam serviço de maneira humana e tecnicamente competente.

  1. Lei nº 011/2008 de 12 de Dezembro de 2008
  2. Antonio Lopes de Menezes, 50
  3. Fone: (77) 3623-2216
  4. Centro
  5. CEP: 47.820-000
  6. São Desidério – BA

Secretário: Jeferson Barbosa dos Santos Neves

Currículo: Jeferson Barbosa dos Santos Neves é natural de Barreiras, nasceu em 08 de julho de 1967. É advogado formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) de Salvador. Atuou na Assessoria Jurídica da Prefeitura de São Desidério de janeiro a julho de 1997. Respondeu pela Secretaria de Educação do município de agosto de 1997 a dezembro de 2008. Em outubro de 2010 assumiu a coordenação do Núcleo de Programas Estratégicos da Prefeitura até julho de 2013. Atualmente, foi nomeado para o cargo de secretário Municipal de Saúde pela portaria nº 436/2013, de 02 de Setembro de 2013, junto à Secretaria Municipal de Saúde. É casado e tem três filhos.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Assistência Ambulatorial

  1. Centro de Saúde Florentino Augusto de Souza
  2. Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida
  3. Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde
  4. Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador
  5. Centro Especializado em Odontologia - CEO
  6. Assistência Farmacêutica
  7. 01 Unidade Móvel de Saúde

Unidades de PSF:

  1. 02 na sede
  2. 01 no Povoado de Campo Grande
  3. 01 no Distrito de Roda Velha I
  4. 01 no Distrito de Roda Velha III
  5. 01 no Distrito de Sitio do Rio Grande

Unidades Básicas de Saúde:

  1. 01 – Ponte de Mateus
  2. 01 – Almas
  3. 01 – Ilha do Vitor
  4. 01 – Puba
  5. 01 – Roda Velha II
  6. 01 – Sítio Novo
  7. 01 – Timbós
  8. 01 – Guará
  9. 01 – Vila Nova

Programas e estratégias

  1. Saúde da Criança
  2. Saúde do Adolescente
  3. Saúde do Adulto
  4. Saúde do Idoso
  5. Saúde da Mulher
  6. DST/AIDS
  7. Imunização
  8. Triagem Neo-Natal
  9. Controle a Tuberculose e Hanseníase
  10. Hiperdia
  11. Saúde da Família
  12. Saúde Bucal
  13. Agentes Comunitários de Saúde – EACS

Campanhas e Eventos

  1. Campanha de vacinação da Influenza para grupos prioritários, crianças, gestantes e idosos
  2. Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil para menores de 5 anos
  3. Campanha de Vacinação contra a rubéola
  4. Campanha de Vacinação Canina
  5. Dia D da Mancha (Hanseníase)
  6. Dia D da Dengue (Mutirão)
  7. Dia Mundial da Hipertensão
  8. Dia Mundial do Diabetes
  9. Dia Mundial de Luta contra a AIDS
  10. Semana de Detecção Precoce do Câncer de Mama
  11. Semana da Amamentação
  12. Semana da Saúde

Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida

Com uma área construída de 1.521,66 m², o hospital passou por reforma completa e construção de duas novas alas, custeada com recursos próprios do município, sendo reinaugurado em 27 de março de 2010, com prioridade para casos de urgência e emergência.

Estrutura: Consultórios médicos, sala de raio x, recepção, almoxarifado, refeitório, sala de gesso, sanitários, laboratório de análises clínicas com dois box e divisão entre sala de recepção e sala de coleta, sala de administração, lavanderia, cozinha e refeitório, salas de repouso, sala de esterilização, farmácia básica e hospitalar. Lavanderia com três máquinas que fazem o serviço de lavagem, secagem e esterilização de roupas utilizadas pelos pacientes. Sala de assistência social para coordenar e agendar atendimentos aos pacientes que precisam ser deslocados da zona rural ou encaminhados para outros hospitais para procedimentos mais complexos. Dos 38 leitos, 20 estão disponíveis para internações, sendo dez para ala masculina e dez para a feminina. O restante está destinado à pediatria, sala de pré-parto, puerpério (onde permanecem as mães após o parto) e para casos de observação. São dois postos de enfermagem com uma equipe composta por cinco profissionais de enfermagem e uma coordenadora que se revezam a cada 12 horas. As enfermarias são arejadas e se subdividem em masculinas (04) e femininas (05), pediatria (02) e isolamento (01) – para pacientes que apresentam sintomas de doenças contagiosas. O hospital conta com um moderno sistema de condução de oxigênio em toda a estrutura, que substitui antigos torpedos de oxigênio que precisavam ser removidos constantemente. O sistema abrange ar comprimido para atendimento em caso de nebulização, oxigênio em casos de pacientes que apresentam falta de ar e vácuo, para casos de aspirações. Todos os postos de enfermagem possuem uma saída de oxigênio e o controle geral do sistema fica em uma sala na área externa do hospital. A sala de fisioterapia dispõe de equipamentos como rampa, triciclos e bolas.

Centro cirúrgico: Munido de aparelhagens modernas são realizadas cirurgias de pequeno porte. O centro cirúrgico é dotado ainda de lavatório e espaços de preparação cirúrgica, sala de esterilização, de pré-parto, de parto e uma sala de pós-parto com incubadoras, chuveiro para o primeiro banho da criança e um departamento para acondicionar material de limpeza específico instalado junto à ala. Pronto Socorro – Conta com o auxílio de uma prancha específica para remoção, um equipamento de oxigênio móvel e um colar cervical para imobilização que garante os primeiros socorros. Um carrinho de emergência com oxímetro, medicamentos e desfibrilador para casos de reanimação do paciente fazem parte da estrutura. Um ambulatório para primeiros cuidados médicos está equipado para atender os casos que chegam.

Atendimentos: Clínica médica, pediatria, obstetrícia, enfermagem, radiologia e patologia clínica, vascular, ortopedista e fonoaudiologia.

Serviços oferecidos:Atendimento de emergência e ambulatorial, consultas médicas, curativos, medicação oral e injetável, coleta de exames, procedimentos cirúrgicos básicos e de média complexidade.

Centro Municipal de Saúde Florentino Augusto de Souza

Estrutura física: 01 consultório médico, 01 consultório ginecológico, 01consultório de enfermagem, sala de imunização, sala de triagem neonatal, sala de triagem, laboratório, sala de procedimentos de enfermagem, sala de reunião, sala de espera, recepção e Serviço de Avaliação Médico e Estatístico – SAME. Atendimentos: tratamento fora do domicílio – TFD, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, colposcopia, consulta de enfermagem, eletrocardiografia, gastroenterologia, psicologia e nutrição.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

Disponibilizado no Centro Municipal de Saúde Florentino Augusto de Souza, o CEO realiza procedimentos de média complexidade com uma estrutura física composta por 03 consultórios odontológicos, sala de esterilização e sala de marcação. Atendimentos: Tratamento endodôntico (canal), cirurgias, prótese dentária (especialidade mantida com recursos próprios do município), atendimento a pacientes especiais e periodontia.

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I

Inaugurado em 29 de junho de 2011, acolhe pacientes com transtornos mentais e estimula sua integração social e familiar. Por meio de atendimentos médicos, psicológicos e de enfermagem, oferece apoio aos pacientes da sede e zona rural do município, na busca pela autonomia. A proposta dos CAPS I é oferecer acompanhamento e atendimento ambulatorial com o trabalho de uma equipe multidisciplinar.

Casa da Gestante

É um local destinado a gestantes da zona rural que necessitam de conforto e segurança no período que antecede ao parto. A Casa da Gestante foi inaugurada em São Desidério dia 06 de agosto de 2010. Para facilitar o acesso ao atendimento médico a casa está situada próxima ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida. São 79 m² de construção mobiliada.

Casa de Apoio

Instalada nas imediações do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, a Casa de Apoio também tem o objetivo de dar suporte às pessoas que vêm de localidades distantes para se tratar na sede do município e em Barreiras, e ainda abriga os esposos ou acompanhantes das mulheres que ficam instaladas na Casa da Gestante. A Secretaria de Saúde ainda mantém uma Casa de Apoio em Salvador para auxiliar os munícipes que precisam fazer tratamento na capital.

Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU)

Inaugurado em 23 de dezembro de 2010, a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de São Desidério está anexada ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, e foi construída e totalmente equipada com recursos próprios do município. A equipe de São Desidério é composta por cinco condutores e sete técnicas de enfermagem, sob a coordenação de um enfermeiro.

Vigilância Sanitária

Implantado em 2001, o setor da Vigilância Sanitária tem o intuito de garantir mais segurança à população por meio dos serviços de vacinação de cães e gatos, visitas domiciliares, inspeções em açougues, mercearias, supermercados, armazéns, restaurantes, padarias, bares, lanchonetes, drogarias, salões de beleza, escolas, hotéis, pousadas, unidades de saúde, academias, creches, asilos, óticas, coleta de água para análise, pré-vistorias para liberação de alvará, emissão de alvará e verificação de denúncias.

Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador

Ações: Investiga as ocorrências notificadas com definição das medidas de controle e intervenção, além de divulgação de informes consequentes às investigações e os inquéritos epidemiológicos, controle de endemias, combate à dengue, esquistossomose, leishmaniose e Chagas. Promove também atividades de prevenção na área da vigilância à saúde do trabalhador rural e urbano.

Conselho Municipal de Saúde (CMS)

Criado pela Lei nº 06 de 03 de outubro de 1997, o Conselho Municipal de Saúde integra as iniciativas de forma a serem fiscais da comunidade integrando as iniciativas que contribuem na solução de problemas e melhorias na qualidade da saúde da população. Possue 16 conselheiros e duas comissões temáticas de Legislação, Fiscalização e Ética e de Gestão, Orçamento e Finanças.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Desidério (Ascom) foi implantada em 2005, com o objetivo de prestar assessoramento em assuntos relacionados com a imprensa e demais órgãos de comunicação. Cabe a Ascom, cuidar da imagem e da promoção da Prefeitura frente aos diversos segmentos da sociedade e divulgar os trabalhos, obras, ações e projetos do governo municipal junto aos veículos de comunicação. Cobertura de eventos, entrevistas, produção de vídeos, matérias para alimentação do site e do jornal oficial do município. A Ascom fornece ainda, apoio logístico a eventos promovidos pela Prefeitura ou em que ela participe.

  1. Ana Cristina Santos
  2. Assessora de Comunicação
  3. Publicitária, Cerimonial e Protocolo
  1. Adnete Batista
  2. Jornalista
  1. Diego Souza
  2. Jornalista
  1. Fafá Iglesias
  2. Jornalista
  1. Rodney Martins
  2. Editor e Fotógrafo
  1. Elisângela Rocha
  2. Fotógrafa da Subprefeitura de Roda Velha
  1. Praça Emerson Barbosa, 01
  2. Fone: (77) 3623-2145
  3. Centro
  4. CEP: 47.820-000
  5. São Desidério – BA
  6. ascom@saodesiderio.ba.gov.br

Tem por atribuições coordenar, controlar e delinear a orientação jurídica a ser seguida pelo Poder Executivo; desenvolver atividades de consultoria e assessoramento jurídicos; representar o Município judicial e extra-judiciamente, recebendo as citações, intimações e notificações judiciais dirigidas contra a Prefeitura ou o Município; elaborar defesas e prestar informações ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado; defender em juízo os interesses da Administração; realizar cobrança judicial da dívida ativa; prestar informações ao Poder Judiciário, Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil do Estado e Departamento de Polícia Federal.

ESTRUTURA

ASSESSORIA JURÍDICA

É o órgão que representa judicialmente o município, cabendo-lhe também as atividades de consultoria e assessoramento jurídicos ao Poder Executivo. Tem por finalidade auxiliar, controlar e executar tecnicamente, graças a conhecimentos especializados em legislação, as atividades jurídicas e correlatas de interesse do município. Presta ainda serviços de auxilio jurídico à população.

Composição

  1. Walter Luiz Sant’Ana
  2. Assessor Jurídico
  1. Rosane de Mariz Nogueira Monteiro Bispo
  2. Assessora Jurídica
  1. Gleidineth de Souza Nunes
  2. Assessora Jurídica
  1. Shísary Mayanna Macêdo Barbosa Manheze
  2. Assessora Jurídica
  1. Dineiva Tavares da Silva Nunes
  2. Assessora Jurídica
  1. Wallace Ferreira de Souza
  2. Assessor Jurídico
  1. Praça Emerson Barbosa, 01
  2. Lei nº 013/2012 de 18 de Dezembro de 2012
  3. Fone: (77) 3623-2145
  4. Centro
  5. CEP: 47.820-000
  6. São Desidério – BA

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda tem por finalidade formular, coordenar e implantar a política de desenvolvimento nas áreas de trabalho, emprego e renda.

  1. Lei nº 013/2012 de 18 de Dezembro de 2012
  2. Praça Emerson Barbosa, 01
  3. Fone: (77) 3623-2145
  4. Centro
  5. CEP: 47.820-000
  6. São Desidério – BA

Secretário: Waldik Rodrigues de Souza

Informações

Waldik Rodrigues de Souza é natural de São Desidério (BA), nasceu em 14 de novembro de 1970. Concluiu o curso Técnico em Contabilidade. Atuou como gerente de Recursos Humanos dos grupos Campo Aberto Agronegócios e Castilho Agronegócio. Foi chefe de Departamento de Pessoal da Agropecuária Grande Oeste Agronegócio e do Rio das Ondas Transporte LTDA. Trabalhou como auxiliar de contabilidade na empresa Royal Pneus e Contabilidade Irmão Brito S/C LTDA. Atualmente, foi nomeado para o cargo de secretário Municipal de Trabalho e Renda pela portaria nº 009/2013 de 16 de julho de 2013. É casado e pai de dois filhos.

O Núcleo de Indústria e Comércio tem por finalidade formular, coordenar e implantar a política de desenvolvimento nas áreas de comércio e indústria.o nas áreas de trabalho e renda.

  1. Lei nº 013/2012 de 18 de Dezembro de 2012
  2. Praça Emerson Barbosa, 01
  3. Fone: (77) 3623-2145
  4. Centro
  5. CEP: 47.820-000
  6. São Desidério – BA

Coordenadorora: Francileide Teixeira Alves Oliveira

Informações

Francirleide Teixeira Alves Oliveira é natural de Barreiras. Nasceu em 08 de julho de 1965. É casada e mãe de uma filha. Concluiu o curso de Magistério na Escola Padre Vieira, em Barreiras em 1986. Trabalhou como professora e diretora na Escola Municipal Manoel Rodrigues de Carvalho, no distrito de Sítio Grande, desde 1995. Ingressou na carreira política atuando como vereadora no pleito de 2008 a 2012, sendo eleita a segunda secretária da diretoria da Câmara Legislativa, no biênio 2011/2012.

A Coordenadoria de Controle Interno tem por finalidade executar todos os procedimentos de controle da administração municipal.

  1. Lei nº 013/2012 de 18 de Dezembro de 2012
  2. Praça Emerson Barbosa, 01
  3. Fone: (77) 3623-2145
  4. Centro
  5. CEP: 47.820-000
  6. São Desidério – BA

Coordenadora: Gelvânia de Araújo Ferreira

gelvania

Curriculo:Gelvânia de Araújo Ferreira Viana é natural de Osasco – SP, nasceu em 26 de junho de 1967. Cursou Ciências Contábeis na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Foi admitida pela Prefeitura de São Desidério em 12 de dezembro de 1987. Atuou como diretora do Departamento de Contabilidade até dezembro de 2008. Em janeiro de 2009 assumiu a coordenação do Controle Interno da Prefeitura. É mãe de dois filhos.

tributos