Emancipação

A trajetória para a emancipação de São Desidério foi marcada por várias etapas. Em uma delas houve a possibilidade da mudança do nome para Vila dos Palmares, que depois foi descartada prevalecendo o nome do fundador do lugar, Desidério. Em 10 de abril de 1895, o então governador da Bahia, Joaquim Manoel Rodrigues assinou um decreto que garantiu a São Desidério ser elevado a distrito de Barreiras.

emancipacao

O 1º Prefeito de São Desidério Abelardo Alencar proferindo o discurso de posse na Câmara de Vereadores e ao lado o presidente da Câmara, Olavo Pereira dos Santos

Mesmo assim a população estava insatisfeita e em meados do século XX, os rumores pela emancipação começaram a se desencadear com a iniciativa e contribuição de personagens históricos, como José Alves Ribeiro Sobrinho (Cazuza), Heliodoro Ribeiro, Abelardo Alencar, Otacílio Jesuíno de Oliveira e Celso Barbosa dos Santos.

Outro importante colaborador foi o deputado Juarez de Souza que anos mais tarde teve o seu nome homenageado em uma das praças da cidade.

Após muitas tentativas, no dia 22 de fevereiro de 1962, por meio do decreto Estadual nº 1.621, assinado pelo governador Antonio Lomanto Júnior, São Desidério foi oficializado município, com uma área total de 14.876 km². O município detém o título de segundo maior município em extensão territorial do Estado da Bahia.

Pular para o conteúdo