Ações, recursos e gastos da saúde são apresentados em audiência pública

ASC_4247

Para reforçar e garantir a transparência das ações da saúde municipal de São Desidério, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quarta-feira, 11, no plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública para prestação de contas do primeiro quadrimestre dos gastos e recursos do Fundo Municipal de Saúde.

ASC_4212

O evento contou com a participação do secretário de Saúde, Jeferson Barbosa, demais secretários de governo, do contador Márcio Magalhães, vereadores, servidores da secretaria de Saúde, da câmara e sociedade em geral. A prestação de contas atende ao decreto de nº 1.651 de 28 de setembro de 1995 e da lei complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012 que dispõe sobre a avaliação e o controle das despesas com a saúde. O texto determina a apresentação de relatório pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

ASC_4239

O contador Márcio Magalhães explanou detalhadamente os demonstrativos de receitas correntes, tributárias e patrimoniais, despesas e fontes de recursos. “Dos investimentos aplicados na saúde, 81% são provenientes dos recursos próprios e os outros 19% foram repassados pela transferência de recursos”, explicou.

ASC_4218

E para esclarecer os questionamentos da população e legisladores, o secretário de Saúde, Jeferson Barbosa apresentou um relatório sobre as ações executadas nas unidades de saúde do município; os projetos, as especialidades ofertadas, o número de servidores, de consultas, de cirurgias, dos exames laboratoriais, e de alta complexidade, a locomoção de pacientes para tratamento em hospitais das capitais, a exemplo de Salvador, Distrito Federal, Goiânia e São Paulo, aquisição de veículos e equipamentos, a exemplo do aparelho de ultrassonografia, os serviços de atenção básica, saúde bucal, SAMU e Vigilância Sanitária e Epidemiológica, o atendimento itinerante da Unidade Móvel de Saúde, reformas de unidades de saúde e conclusão de etapas para implantação do SAMU em Roda Velha.

ASC_4216

“Já avançamos bastante, mais há ainda muito para ser feito, são muitos os desafios, mas com comprometimento e com esta equipe eficiente tentamos melhorar, priorizar e humanizar a saúde municipal, por que a saúde é uma área complexa, tudo é imediato, não pode deixar para depois, não tem como planejar, só se deve executar. Seria importante a participação de todos nesta prestação, para tomarem conhecimento dos nossos gastos e também das nossas ações”, comentou o secretário de Saúde, Jeferson Barbosa.

Texto: Adinete Batista
Fotos: Rodney Martins