Agentes comunitários de saúde de São Desidério recebem treinamento do Projeto Caminhos do Cuidado

01

Cerca de 47 agentes comunitários de saúde, participaram do primeiro dia de treinamento do Projeto Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas). O curso aconteceu no auditório do posto de saúde Antônio Pereira da Rocha nessa quinta-feira, 12, e visa melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica.

02

O curso oferece um conjunto de estratégias e conhecimentos em saúde mental, que possibilitam aos profissionais acolher e cuidar do usuário de forma integral, cuidando e reduzindo os danos para aqueles que fazem o uso prejudicial de drogas, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas. “Esse é um momento muito importante, pois, a capacitação dará um suporte de conhecimento e treinamento de como o agente de saúde deve portar com usuários de drogas”, frisou a coordenadora de Atenção Básica do município, Monica Valeria de Souza.

03

“Será um total de 290.760 trabalhadores em saúde, que estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos”, explanou o tutor e especialista em saúde mental, Luiz Flávio.

04

Os alunos que passarem pelo treinamento servirão de multiplicadores, levando o conhecimento adquirido para serem trabalhados nas comunidades. A carga horária do curso é de 60 horas, sendo 2/3 do tempo gastos em horas presenciais e 1/3 em observações de campo. “Serão cinco encontros, e no final do curso os participantes receberão do Ministério da saúde, um certificado que comprove capacitado a lidar com situações adversas”, disse a tutora e especialista em PSF saúde da família, Celia Coimbra.

05

Para o secretário municipal de saúde, Jeferson Barbosa, a capacitação é uma forma de complementar o conhecimento dos agentes de saúde. “Eles, estão sendo preparados para saber abordar um usuário, sem quebrar o elo de confiança. Então, estamos todos juntos para diminuir essa questão das drogas e cada dia trabalhar para que possamos estabelecer um país justo e sem drogas”, assegurou.

06

O Projeto Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde, pactuado com o Governo do Estado em conjunto com a Fiocruz (RJ) e o Grupo Hospitalar Conceição (RS), vai oferecer cursos de capacitação para a totalidade dos agentes comunitários de saúde distribuídos por todos os estados e regiões do país. Em São Desidério, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

07

Texto e fotos: Diego Souza

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo