Alimentação escolar de qualidade é prioridade nas escolas municipais de São Desidério

merendda-002

Cardápios equilibrados e diversificados fazem parte da rotina dos estudantes das escolas municipais de São Desidério. A alimentação escolar é composta por uma grande variedade de cereais, carnes, frios, biscoitos e beiju de polvilho, frutas e polpas, verduras e hortaliças. O preparo é realizado de acordo com as normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

DSC_7100

Todo o preparo da alimentação escolar das 38 escolas da Rede Pública Municipal, que atende a educação básica da sede e zona rural é acompanhado pela nutricionista Marciana de Alencar Paulino. “Eu diria que a nossa merenda é destaque na grande variedade dos cardápios, levando em consideração às normas exigidas para suprir as necessidades nutricionais, e garantir uma alimentação de qualidade aos alunos para que eles possam melhorar no aprendizado”, avalia. logo-cae

Os repasses do governo federal são acompanhados e fiscalizados diretamente pela sociedade, por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público. O papel do conselho é voluntário, e tem por objetivo fiscalizar, deliberar e propor as ações que demandam.

SONY DSC

A presidente do CAE do município, Ligiane Guimarães, ressalta, “Este ano já visitamos 16 escolas na zona rural, e percebermos que as mesmas são bem limpas e a merenda bem feita, o cardápio foi aprovado diante dos valores nutricionais argumentados pela nutricionista. Por outro lado, observamos que falta melhorar a logística de entrega e distribuição da merenda, porque o nosso município é grande em extensão territorial, e a maioria das nossas escolas são na zona rural em povoados distantes”, disse.

DSC_7914

De acordo com a secretária de educação, Alaídes França, “A merenda escolar do município é de qualidade e atende às prerrogativas legais e nutricionais, e para ampliar o gerenciamento e melhor atender à demanda, estamos contratando mais uma nutricionista para atender conjuntamente com a atual para monitorar o cardápio nas unidades escolares”, afirma.

Caminhão Merenda

Maria de Deus Souza Porto, há 23 anos que trabalha no Departamento de Alimentação Escolar, ressalta. “Faço o controle, a entrega e a prestação de contas dos alimentos. A nossa merenda é de boa qualidade, e chega às escolas em condições de higiene e armazenagens ideais, e tudo dentro do prazo de validade”. Os alimentos chegam às localidades mais distantes em perfeito estado de conservação, por serem transportados em um caminhão baú, equipado com câmara fria designado apenas para esta finalidade.

• Texto: Ascom/SD
  • Fotos: Rodney Martins.