Atividades marcam a semana do Meio Ambiente

01

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente em São Desidério, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – Sematur,  desenvolve diversas ações no município. As atividades foram iniciadas na terça-feira, 04, com o plantio de mudas nativas do cerrado, às margens da BR 135, na saída para a cidade de Barreiras, com a presença da equipe técnica da Sematur, formada por agrônomos, biólogos, geólogo, gestora ambiental, secretário do Meio Ambiente  e Turismo e funcionários da secretaria.

02

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Vagner Manheze Santana, até sexta feira, 07, serão plantadas aproximadamente 80 mudas na sede e entre os dias 10 a 14 deste mês as atividades de plantio acontecerão na zona rural nos povoados de Angico, Sítio Novo, Ponte de Mateus, Ilha do Vitor, Mutamba, Almas, Pontezinha e Campo Grande e nos distritos de Sítio Grande e Roda Velha. Nas duas semanas será desenvolvido junto aos alunos de escolas da sede e da zona rural, o plantio de mudas e palestras sobre o meio ambiente e a coleta seletiva que será implantada na sede. “Além de Roda Velha, a coleta seletiva será implantada este ano na sede, e nas comunidades mais próximas, para melhorar a qualidade de vida das pessoas e o meio no qual vivemos”. Disse a gestora ambiental, Patrícia Souza.

03

Na Sexta-feira, 07, no Centro Cultural Celso Barbosa a partir das 9:30 horas, os profissionais da educação da zona rural, assistirão a uma palestra de orientação sobre a importância da arborização, ministrada por Vagner Manheze. “Além de estarem participando diretamente das atividades no mês em que se comemora o Meio Ambiente, acreditamos que os alunos serão multiplicadores da ideia de preservação ambiental, principalmente em São Desidério que é considerado um município rico em belezas naturais e têm se destacado cada vez mais no cenário nacional”. Assegura.

04

Cerca de 2.000 mil mudas de plantas nativas do cerrado serão doadas para a população. Na quarta-feira, 05, as doações e plantio aconteceram na Praça Abelardo Alencar e na quinta-feira, 06, na Praça Emerson Barbosa, em frente a prefeitura  haverá o plantio de mudas. Na primeira hora de doações cerca de 100 mudas já tinha sido entregues para a população. São mudas de Pau Brasil, Angico, Pitomba, Amendoim do Cerrado, Nim, entre outros. O vigilante Pedro Batista de Souza, foi contemplado com uma muda de amendoim do cerrado. “Eu vim pegar uma muda para plantar em frente a minha casa é importante ter uma sombra e também embelezar a cidade”. Disse. Fábio Oliveira Santos também recebeu uma muda. “Vou contribuir com o meio ambiente e deixar a paisagem da cidade mais bonita”. Afirma.

05

Sematur em parceria com a Secretaria de Educação – Com o objetivo de contribuir para a reflexão e adoção de hábitos e atitudes ambientalmente corretos, através de ações práticas de aula de campo, por meio da Escola Municipal Manoel Rodrigues de Carvalho, foi desenvolvido um projeto pela coordenadora pedagógica, Daniela Pereira, que realizará uma aula de campo no Parque Municipal Lagoa Azul e Gruta do Catão com os alunos da escola. De acordo com o projeto, em sala de aula os alunos foram orientados a fazerem anotações de todas as explicações dos guias, para subsidiar o trabalho dos professores em sala. Consta ainda no projeto que posteriormente, haverá um concurso com a escolha do melhor dossiê, para que este trabalho seja referência para toda escola e comunidade.

As visitas acompanhadas de agentes de turismo, teve início na tarde de segunda-feira, 03, com cerca de 38 alunos do ensino médio e 02 professores da Escola Municipal Manoel Rodrigues de Carvalho do distrito de Sítio Grande. Para os dias 05, 06 e 07, será a vez dos alunos do ensino fundamental II da mesma escola, conhecer o parque e fazer suas observações.

Texto e fotos: Ascom/São Desidério