Café Literário encerra ações da Biblioteca Municipal

WP_20151215_20_23_53_Pro

Para encerrar as ações do ano, a Biblioteca Municipal Dom Ricardo Weberberger, realizou na noite de terça-feira, 15, a 4ª edição do Projeto Café Literário, com a temática “Natal e as tradições do Terno de Reis e das Lapinhas em São Desidério”. O objetivo do projeto é provocar discussões e uma releitura da realidade a partir da vivência dos próprios moradores do município.

“Na década de 50 já existia a tradição em São Desidério iniciada pelo maestro Heliodoro Alves Ribeiro, uma pessoa bastante influente da cultura do município, que organizou inclusive outros ternos como o dos Estados e da Bandeira”, relembrou o escritor Florentino Augusto de Souza.

Em 2009 o Grupo da Melhor Idade, com o apoio da Secretaria de Cultura de São Desidério mais uma vez, organizaram o Terno de Reis que culminou com o Concurso de Lapinhas e premiação.

WP_20151215_19_29_53_Pro

Terno de Reis –O Terno de Reis, de tradição Açoriana, é uma cantoria acompanhada por instrumentos musicais que  ocorre no mês de dezembro até a véspera do dia 06 de janeiro, data em que são homenageados os Reis Magos. Um grupo de tocadores entoa versos alusivos ao evento em homenagem ao dono da casa visitada, e em frente à porta inicia a cantoria, que é prestigiada por pessoas que se juntam ao terno, acompanhando os tocadores casa por casa.

Lapinhas – As Lapinhas, ou presépios natalinos ainda hoje é uma das tradições mais antigas cultivadas por moradores que confeccionam o presépio em suas próprias casas e convidam outras pessoas para que participem de rezas onde posteriormente são servidos biscoitos, bolos e bebidas típicas como o licor de jenipapo.

“Começou com minha mãe que fazia a lapinha para cumprir uma promessa. Depois que ela faleceu há 10 anos continuo com a tradição”, afirmou Direnisse Pereira.

WP_20151215_19_28_28_Pro

Ao final do Café Literário foi feita uma retrospectiva das ações realizadas na Biblioteca em 2015 e depois os participantes degustaram um tradicional lanche servido ao final das lapinhas. “Foi um ano muito positivo para a Biblioteca. Tivemos no Clube da Leitura importantes momentos como, o lançamento de livro de autor renomado no cenário nacional e tratamos de temas e tradições no município por meio do Café Literário. O novo espaço atraiu mais público e rendeu muitas palestras e visitas guiadas”, comemora a coordenadora, Ana Lúcia Souza.

Texto: Ascom/ SD

Fotos: Arquivo da Biblioteca Municipal