Conselho Municipal de Educação conta com nova gestão

foto 1

Tomaram posse na manhã da segunda-feira, 20 no auditório da Prefeitura Municipal os novos membros que irão compor o Conselho Municipal de Educação -CME para o biênio 2014/2016. O evento contou com a participação dos membros do conselho e da secretária de educação, Alaides França.  Através do voto direto aconteceu também a eleição para a nova presidência do CME, Câmara da Educação Básica e Câmara do Controle Social do FUNDEB. O resultado  teve como eleita Emmila Carvalho para a presidência do CME, Leane Santana para presidenta da Câmara da Educação Básica e Valdinéia Silva para a liderança da Câmara de Controle Social do Fundeb.

foto 2

O Conselho Municipal conta com 18 conselheiros titulares e mais 18 suplentes, que são representantes dos segmentos de servidores de apoio escolar, pais de alunos, professores, diretores, técnicos administrativos da secretaria de Educação, representantes do executivo e sociedade civil. O CME é um órgão consultivo, deliberativo, normativo, mobilizador e fiscalizador do Sistema Municipal de Ensino e de controle social. Cabe ainda a obrigação de elaborar seus pronunciamentos, tais como resoluções, pareceres, e indicações, e estabelece diálogo com a sociedade local por intermédio dos representantes das entidades que o compõem e da participação nos diversos fóruns que discutem educação no município, propondo o conhecimento da realidade e a reflexão numa perspectiva de melhorar significativamente a educação municipal e de construir novos cenários para o ensino em São Desidério.

foto 3

A secretária de Educação, Alaídes França, afirmou que o Conselho Municipal de Educação é de extrema importância para o sistema de ensino. “Por se tratar de um órgão colegiado, de caráter permanente, autônomo e harmônico com o Poder Público Municipal com funções específicas de controle social, mas também colaborativas, em sua conjuntura,  a parceria e o diálogo são eixos norteadores da relação entre a secretaria e o CME, além de catalisadores das proposições e implementação das políticas públicas adotadas no âmbito da rede escolar do município”, elencou.

“Parabéns aos conselheiros e sucesso neste novo empreendimento. Que nossas ações possam  contribuir para o fortalecimento e melhoria do sistema de ensino municipal”, saudou a secretária.

Texto e fotos: Adinete Batista