Dia Mundial da Saúde Mental é lembrado em São Desidério com palestra

sd1

No dia 10 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental, e para celebrar e conscientizar a população sobre o tema, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), realizou nesta sexta-feira, 09 no plenário da Câmara de Vereadores, uma palestra com a temática: Depressão existe. O evento contou com a participação dos pacientes (usuários do CAPS) familiares, profissionais da saúde, vereadores e o secretário de Saúde, Jeferson Barbosa.

sd2

A palestra ministrada pelo psiquiatra, Enock Luz abordou e esclareceu sobre o que é a depressão, os sintomas, causas e tratamento. “Depressão não é frescura, como muitos pensam, ela é real e deve ser tratada com acompanhamento de um psicólogo (terapia) e com psiquiatra (medicamento), além é claro do apoio e da compreensão da família”, elencou.

sd3

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo mundo. “O Dia da Saúde Mental foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas com doenças mentais, por isto estamos celebrando a data, para que possamos elucidar muitas dúvidas sobre estas questões”, disse a psicóloga, Vandreia Mendes Carvalho.

sd4

“Está de parabéns a equipe do CAPS pela iniciativa, pois é preciso mudar a maneira como a sociedade enxerga os pacientes que sofrem com transtornos mentais”, afirmou o secretário de Saúde, Jeferson Barbosa.

sd5

A paciente e usuária dos serviços do CAPS, Sirlei Freitas deu seu depoimento sobre a depressão que sofreu há alguns anos. “Quando cheguei a São Desidério, eu nem me olhava no espelho, só dormia e chorava, não me alimentava, até que fui apresentada à equipe do CAPS e comecei o tratamento com sete tipos de remédio e hoje tomo apenas três, sigo minha vida normal, sou manicure e quem controla a depressão hoje sou eu e não ela que me controla”, falou.

sd6

Sintomas e causas da depressão – A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história, e se apresenta num conjunto de sintomas, que são: falta de ânimo (apatia), desmotivação, indecisão, pessimismo, fobia (medo), fadiga (falta de concentração), choro fácil, ideias suicidas e isolamento. Já as causas podem estar relacionadas à genética, causas psicológicas, orgânicas, alterações da tireoide e consumo de drogas (lícitas e ilícitas).

Texto e fotos: Adinete Batista