Escola Municipal Ovídio Francelino de Souza lança livro “Saberes Ambientais do Cerrado”

01

A Escola Municipal Ovídio Francelino de Souza por meio da Secretaria de Educação, realizou na última sexta-feira, 02, o lançamento do livro Saberes Ambientais do Cerrado. O evento aconteceu na escola que fica no povoado de Ponte de Mateus, e contou com a presença de professores, coordenadores, diretores, alunos e localidades vizinhas. O livro foi organizado por Valney Dias Rigonato e Mário Alberto dos Santos,  do curso de Geografia e do Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia-UFOB.

02

O livro é um resultado das ações pedagógicas apoiado pelo edital 001/2012 do Fundo Estadual de Recursos para Meio Ambiente (FERFA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e realizado pela ONG Associação de Promoção do Desenvolvimento e Sustentável (Agência 10envolvimento) em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

03

Com o propósito de dialogar com os adolescentes e jovens a partir da valorização dos saberes tradicionais ambientais que permeiam os modos de vida das comunidades tradicionais agroextrativistas do baixo vale do Rio Guará, “As ações desse projeto concentrou na Escola Municipal Ovídio Francelino de Souza, que fica localizada na comunidade de Ponte de Mateus, mas, que atende também as comunidades de Cera, Pedras, Currais, Larga, Vereda Grande, Lagoa dos Buritis e Contagem”, explicou o professor da UFOB, Valney Dias Rigonato.

04

Para a diretora da escola, Jackeline Ribeiro, o lançamento do livro é um marco para comunidade Ponte de Mateus. “Quando a gente acredita em um projeto tem que ir até o fim. E, hoje a concretização desse livro significa aprendizado e avanços dos nossos alunos. Estou muito feliz em poder fazer parte desse importante projeto”, disse.

07

A aluna Josielma Rocha do 2° ano do ensino médio aconselhou outros alunos e escolas à leitura do livro. “É importante que todas as escolas trabalhem na sala de aula o nosso livro, porque, nele contém muitas coisas sobre o meio ambiente. A produção desse livro é muito significante para mim e todos os meus colegas”, indicou.

06

“O livro foi escrito de forma participativa, com um conteúdo direcionado para motivar o desenvolvimento e a valorização de saberes tradicionais ambientais. Quero ressaltar que todas as temáticas aqui presentes são resultados do trabalho didático e pedagógico desenvolvido no espaço escolar” finalizou o organizador e professor da UFOB, Mário Alberto dos Santos.

05

• Texto: Diego Souza