Fiéis do Divino Espírito Santo visitam gabinete do prefeito

SAM_0648

Na tarde de segunda-feira, 27, o prefeito Demir Barbosa recebeu em seu gabinete o grupo de foliões do Divino Espírito Santo. Animados, os foliões carregavam a bandeira, símbolo da festa e com seus instrumentos musicais entoaram benditos no prédio da prefeitura e em seguida a bandeira foi passada de sala em sala. A Festa do Divino Espírito Santo é uma tradição comemorada há mais de um século, no dia 20 de setembro, entre as famílias devotas do Divino de São Desidério.

SAM_0661

Os festejos têm início no mês de maio, com a folia do Divino Espírito Santo, onde os fiéis visitam as residências da sede e das localidades do município com o objetivo de pedir donativos e auxílio para realizar a festa, que este ano tem como imperador o senhor Cleusmar Gobbi. “Após as primeiras caminhadas e tiradas de esmolas, a fé e a emoção foi aumentando cada vez mais, e quando a gente menos espera o Divino Espírito Santo providencia tudo. A receptividade do prefeito foi muito boa, que o Divino Espírito Santo dê a ele muita sabedoria para conduzir o nosso povo e que ele faça uma boa administração”. Afirma.

SAM_0666

Dia 20 de setembro às 08 h. será realizada a missa, ponto alto da devoção, onde acontece a escolha do novo imperador. Após a transmissão da coroa, as pessoas visitam a casa do novo imperador, e em seguida reúnem para uma farta ceia na casa do então imperador, com muita música e dança durante todo o dia. A Festa do Divino é uma manifestação religiosa-cultural, realizada pela Igreja Católica desde o século XIV. “Estou muito feliz com o posto de imperador, em tempo convido a todos para assistirem a missa no dia 20 de setembro, e em seguida será servido o almoço na minha residência”. Assegura Cleusmar Gobbi.

Texto e fotos: Ascom/São Desidério.