Foliões se preparam para a Pegada do Mastro

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Acontecerá no próximo sábado, 07, a Pegada do Mastro. A maior festa primitiva do país, parte integrante da festa do Divino, onde os homens e mulheres da cidade de São Desidério, vão buscar os mastros para hastearem as bandeiras de Nossa Senhora Aparecida e do Divino Imperador.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Pegada do Mastro é uma manifestação religiosa e cultural centenária que atrai centenas de pessoas em São Desidério. Acontece anualmente no primeiro sábado de setembro. A Pegada do Mastro também faz parte do calendário cultural de São Desidério e, conta com todo apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Neste evento homens e mulheres sairá a partir da 7h da manhã em frente a  barragem de São Desidério e, vão a pé, até  Cabeceira da Mamona à 06 km da cidade, em plena mata fechada, para buscar, os mastros, que são duas árvores com mais de 15 metros de comprimento que servem para hastear as bandeiras do Divino e de Nossa Senhora Aparecida. O corte do mastro é feito um mês antes, no primeiro sábado de agosto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No local os foliões se divertem, formando uma roda de samba ao som de instrumentos rústicos, como tambores e gaitas, que se misturam as canções, com linguagens que vão do latim ao português. É no embalo destes sons que eles se põem a sambar numa coreografia tribal, com muita animação e algazarra. A distribuição da farofa e da carne assada numa churrasqueira improvisada, também é tradição da festa.  Ao entrar na cidade eles fazem paradas para descansar e para uma roda de samba. E assim segue este ritual que percorre as ruas principais da cidade até chegar à Praça da Igreja Matriz, onde os mastros são deixados para serem enfeitados para as missas de Nossa Senhora Aparecida, 19 e do Divino Espírito Santo, 20.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Texto: Diego Souza

Fotos: Secretaria de Cultura

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo