Foliões revivem e preservam tradição secular

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Datada há mais de um século, a Pegada do Mastro, se manteve mais uma vez, graças à participação de centenas de foliões neste sábado, 06, que percorreram um percurso de seis quilômetros até a Cabeceira da Mamona, para buscarem os mastros, com mais de 15 metros de comprimento que servem para hastear as bandeiras do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira de São Desidério.  A retirada dos mastros é feita um mês antes, no primeiro sábado de agosto.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Sol quente, calor, caminho longo, estreito e íngreme, somados a muita animação, algazarra e devoção marcam o evento. Homens, mulheres, crianças, jovens e até idosos participam da manifestação, como seu Isaías Dias, “Estes 74 anos não me impede de participar. Quero completar 100 anos participando, por que é muito bonita esta tradição, não podemos deixar morrer”, disse.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Seu Isaias, contou ainda que antigamente as mulheres não participavam, mas hoje, ainda que de forma tímida, já é expressiva a participação feminina. “Muitas mulheres têm vontade de participar, mas pelo machismo que ainda prevalece, desistem, acham que aqui é um espaço só para homens, eu pelo menos não tenho vergonha e participo há alguns anos, por que é bastante animada”, falou Charline Nascimento.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Lá na Cabeceira da Mamona, em plena mata fechada, o silêncio é rompido pelas risadas e conversas, mas o ápice começa quando o grupo do samba de reis chega e é formada então uma roda de samba e todos se põem a dançar numa coreografia tribal e a alegria continua pelo resto da tarde, quando já é hora de voltar à cidade. Farofas e licores de todos os sabores e carne assada são os ingredientes típicos da pegada do mastro. Energias repostas é hora do retorno.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Muitos se empurram para ter a oportunidade de apanhar o mastro e quem consegue é uma alegria só. Na cidade, são recepcionados com fogos de artifício e olhares curiosos da população. O cortejo percorre às principais ruas da cidade e sempre há uma parada para a roda de samba em frente ás casas dos pioneiros.  A última parada acontece em frente à Igreja Matriz, onde os mastros são colocados em seu lugar, mais uma roda de samba e é dado como encerrada a Pegada do Mastro.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

“Graças a Deus tudo aconteceu em paz, por que para quem está á frente desta festa não é fácil, ficamos apreensivos, mas todos os anos guiados pelo Divino Espírito e Nossa Senhora Aparecida, realizamos uma boa festa e que a cada ano haja mais participações para não deixarmos morrer esta tradição”, destacou o organizador, João Dias, conhecido como João Piguete.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Texto e fotos: Adinete Batista

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo