Idosos têm momento especial em comemoração ao Dia Nacional do Idoso

DSC_0995

Para celebrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 01 de outubro, a Prefeitura de São Desidério, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, preparou uma ampla programação com atividades para os idosos no Centro de Convivência do Idoso nesta quarta-feira, 01.

???????????????????????

O evento contou com a participação dos idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso do Grupo da Melhor Idade Padre Jacy da sede e do distrito de Sítio Grande, além dos idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), visitante e familiares .

???????????????????????

As comemorações começaram pela manhã com uma exposição dos trabalhos de artes confeccionados pelos 15 idosos residentes da casa. Estudantes conferiram à mostra e gostaram do que viram. “Nunca tinha vindo neste lugar e hoje, é emocionante estar com estas pessoas que fazem parte da história desta terra, têm tantas estórias para contar, tanta sabedoria, tantos talentos, como estes trabalhos que estamos vendo, eles merecem mais atenção não só neste dia”, disse a estudante, Águida Suelen Batista.

???????????????????????

A programação das atividades se estendeu por todo o dia e contou com atividades físicas com as fisioterapeutas, dinâmicas em grupos e brincadeiras que deixaram mensagens e reflexões sobre a importância da data e os cuidados redobrados que devem ser aplicados à esta população. Eles participaram ainda das oficinas de artes, além dos serviços de enfermagem oferecidos, a exemplo de aferição da pressão arterial e teste de glicemia. Os idosos tiveram também uma tarde da beleza com manicure, pedicure, cabeleireiro e maquiagem.

???????????????????????

Dona Izabel Pereira, com 72 anos exibe o seu espírito jovem e o gosto pela vida. Ela é exemplo para muitos. Vaidosa, como ela mesma diz, nunca deixa de se arrumar. “Hoje me sinto uma celebridade, me diverti pra valer, gosto de dançar, de ver gente bonita, de participar de tudo propício à idade, e aproveitei para arrumar as unhas, cabelo e fazer a maquiagem para encobrir um pouco das marcas do tempo”, fala aos risos, dona Zabelinha, como é conhecida.

???????????????????????

Para a coordenadora Valbênia Moreno a celebração da data, além de comemorar, proporciona também um dia de lazer e interação aos idosos, serve também para trazer uma reflexão à sociedade sobre a importância e atenção que a classe merece. “Trabalhamos diariamente com eles e percebemos a carência deles, a saudade e ausência dos familiares, eles se sentem sozinhos, excluídos da sociedade e por isto, para nós da casa, é satisfatório realizar eventos como este que traz a sociedade para perto deles e fazer com que por um momento eles se sintam amparados”, destacou.

???????????????????????

A secretária de Assistência Social, Maria Adalgisa acompanhou as atividades. “Para nós é uma alegria realizar este evento para eles, pois são merecedores, são as pessoas que deram início a essa cidade. Quero agradecer à equipe do centro, pois está tudo muito bem organizado e divertido”, declarou.

???????????????????????

Um bingo com brindes e presentes, e um lanche da tarde regado com frutas e sucos naturais marcaram a finalização do evento.

Texto e fotos: Adinete Batista