Mobilização do Programa Despertar reúne diretores e coordenadores da educação

DSC_0025

Aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 11, no auditório da prefeitura uma reunião de Mobilização do Programa Despertar. O encontro contou com a presença do consultor do núcleo, Daniel Laranjeira, da secretária de educação Alaídes França, da coordenadora do Despertar, Sandreane Mattos, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e sociedade civil. O objetivo da reunião consiste em elaborar o Plano de Ação da Educação Ambiental.

DSC_0004

O Programa Despertar recebe o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Desidério, da parceria do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e do Sindicato dos Produtores Rurais de Luis Eduardo Magalhães-SPRLEM, que visa promover educação voltada para responsabilidade social, que alavanque mudanças de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental.

DSC_0007

“Tendo como metodologia a Pedagogia do Projeto, o programa se mantém em parceria com as secretarias municipais de educação, através de um termo de convênio assinado com os prefeitos municipais. A coordenação de núcleo tem como objetivo dar suporte aos coordenadores municipais garantindo o bom andamento do Despertar. Várias ações são desenvolvidas nas escolas rurais, sensibilizando alunos e comunidades para um bom relacionamento com os recursos naturais, preservando o meio ambiente”, falou o consultor do Programa Despertar, Daniel Laranjeira.

DSC_0012

Para a secretária da Educação, Alaídes França, “O Programa Despertar, é uma educação ambiental voltado para as escolas do campo que tem como objetivo a formação de uma consciência ecológica, a fim de alavancar mudanças comportamentais relacionadas ao meio ambiente, à saúde, à ética e ao trabalho e consumo”, disse

DSC_0021

Em seguida, a coordenadora do Despertar, Sandreane Mattos, fez um balanço do programa apontando os avanços, entraves e ações desenvolvidas. “No geral foi muito boa à avaliação uma vez que pela fala dos coordenadores, percebe-se o empenho dos professores em junto a suas comunidades desenvolver ações reflexivas com relação ao meio ambiente, e como esse é dos primeiros encontros desse ano, iremos definir ações consistente para uma educação e desenvolvimento sustentável”, avaliou.

Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins