Município realiza reunião técnica para cadastramento ambiental

SAM_0610

Na tarde de quarta-feira, 12 na sala de reuniões da prefeitura de São Desidério, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Sematur, recebeu a engenheira ambiental, Aline Leão, especialista em Conservação e Geoprocessamento do Instituto de Conservação Ambiental, The Nature Conservancy do Brasil – TNC, para debater assuntos de relevância sobre o Cadastro Ambiental Rural, Car, e o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais, Cefir, e discutir sobre a parceria firmada entre a TNC e a Sematur.

SAM_0615

Aline Leão, apresentou os dados da TNC e da Sematur, falou sobre  a introdução ao geoprocessamento e georreferenciamento básico; o Sistema de Informações Geográficas, SIG aplicado à análise ambiental; fez a apresentação da base de dados de São Desidério; do Portal Ambiental Municipal; CAR; CEFIR e no final foi aberto um espaço para debates. “Na reunião de hoje conversamos sobre a importância do uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para a gestão ambiental do município, e apresentamos dados e imagens de satélite que serão disponibilizadas pela TNC no Portal Ambiental Municipal de São Desidério. Esperamos que com esta parceria, 100% dos proprietários rurais façam seu cadastro no CEFIR e regularizem a situação ambiental de suas propriedades principalmente no que se refere à Reserva Legal e as APPs”. Declara a engenheira ambiental.

SAM_0608

De acordo com o secretário de meio ambiente e turismo de São Desidério, Demósthenes Júnior, “Esse encontro teve o objetivo de criar uma metodologia de trabalho voltado ao cadastramento dos imoveis rurais do município que se tornará um importante  instrumento para gestão ambiental do município”. Afirma.

 

Texto e fotos: Ascom/São Desidério

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo