Oficina de Cultura é realizada para associações e cooperativas de São Desidério

SONY DSC

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), promoveram nessa terça-feira, 18, no auditório da Prefeitura Municipal uma oficina de cultura para associações, cooperativas e segmentos culturais do município. A oficina foi mediada pelo o representante Territorial de Cultura da Bacia do Rio Grande, Tiago Lira, e contou com a presença do Sindicato de Trabalhadores de São Desidério, da Associação Capim Dourado da localidade Ilha do Vitor e funcionários da secretaria de cultura.

SONY DSC

A oficina teve como objetivo orientar os representantes de associações sobre o programa ‘Cultura Viva’ do Governo Federal de Cultura, Educação e Cidadania. O projeto visa apoiar iniciativas culturais desenvolvidas por comunidades que dificilmente foram reconhecidas pelo Estado Brasileiro. “O edital 001/2014, chamado ‘Ponto de Cultura’ que contempla as 14 cidades inseridas no Territorial de Cultura da Bacia do Rio Grande, já estão assegurado três pontos de cultura para o território”, explanou o representante de Cultura da Bacia do Rio Grande, Tiago Lira.

SONY DSC

Ainda para o representante, “Os pontos de cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva. São parcerias executadas entre o Estado e pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos ou grupos e coletivos sem personalidade jurídica, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades, contribuindo para o exercício em prol dos direitos culturais, sociais, ambientais, econômicos e humanos”, destacou.

SONY DSC

Segundo informações do site da Secult/BA, os interessados podem inscrever no período de 02 de fevereiro a 18 de março. Os projetos que forem aprovados receberão em três anos R$ 180.000,00 divido em R$ 60.000,00 por ano, sendo investindo para despesas de custeio e despesa de capital. “ São Desidério sai na frente, pois, os segmentos culturais são atuante e promissores. Vale lembrar que dentro desses pontos podem ser Ponto de Leitura, Agentes de Leitura, Pontos de Memória, Cine Mais Cultura, Comunitárias e dentre outros”, frisou o representante de cultura, Tiago Lira.

Texto e Fotos: Diego Souza