Organização comemora resultados positivos das feiras

foto-1

A VI Feira da Agricultura Familiar do Território da Bacia do Rio Grande e Iª Piscishow –  Feira de  Tecnologias para a Pesca e Aquicultura dos Cerrados do Bamapito, terminaram neste sábado, 26. Tiveram inicio no dia 24 no Coliseu da Paz, onde atraiu aproximadamente seis mil pessoas, entre estudantes, empresários, autoridades políticas, pesquisadores, agricultores familiares e piscicultores, nos três dias, que percorreram os 40 estandes montados para os expositores demonstrarem e venderem seus produtos. O evento contou ainda com uma área de show no qual se apresentaram artistas locais, regionais e nacional, como Targino Gondim que se apresentou no sábado. As feiras aconteceram através de uma parceria entre a prefeitura municipal de São Desidério, Sindicato Rural dos Trabalhadores e Editora Cerrado.

foto-2

foto-3

Durante o último dia de feira, aconteceram as palestras que orientaram o público sobre os custos na agricultura familiar e a produção de pescados tropicais com enfoque na sanidade. Na cerimônia de encerramento, estavam presentes, os  organizadores, público e autoridades políticas, a exemplo do deputado federal do PT, Zezéu Ribeiro. “É com muita satisfação que participo desta feira, está de parabéns a organização, o prefeito Demir Barbosa, que não mediu esforços para firmar esta parceria e realizar esta grandiosa festa, ele deixou de lado as questões partidárias e pensou no agricultor familiar e provou que o diálogo sempre resolve tudo”, elogiou o deputado, Zezéu Ribeiro.

foto-4

Para o secretário de Agricultura e organizador do evento, José Marques, as feiras já tomaram caráter regional. “Graças a Deus as feiras superaram as nossas expectativas, fomos sucesso de público e de negócios, a feira também deixou os expositores bastante satisfeitos, as palestras passaram-lhes informações de suma importância, já aguardamos aniosos a próxima edição, para que possamos ainda mais abrilhantar este evento”, comemorou.

foto-5

O diretor da Fetraf e organizador das feiras, ressaltou a importância da parceria firmada para o sucesso deste evento. “A feira funciona com uma vitrine para os expositores mostrarem nossa potencialidade, é um espaço também propicio ao diálogo entre produtores e governantes para criação de políticas públicas para o crescimento da agricultura familiar, é onde também foi adquirido um rico conhecimento sobre novas técnicas de agricultura. Agradeço ao prefeito pela boa vontade política, em sermos parceiros para realização deste evento que foi sucesso”, disse José Santana.

foto-6

De acordo com o jornalista e também um dos organizadores, Antônio Oliveira, os resultados foram positivos. “A Piscishow foi criada para integrar e promover a piscicultura nas regiões de Cerrado do Norte e Nordeste do Brasil- oeste da Bahia, sul do Maranhão, sul do Piauí e Tocantins,  levando ainda até aos piscicultores  informações e tecnologias do setor, acredito que o recado foi dado, uma vez que as palestras foram ministradas por especialistas na área. Quero agradecer a cada um envolvido que não mediu esforços para a realização desta e esclarecer que contratempos existiram, foi a nossa primeira experiência no município, mas para a próxima edição, nos organizaremos com antecedência para realizar com mais brilho esta festa para o agricultor familiar, o protagonista de tudo isto”, completou.

foto-7

Ao final da feira foi lida e entregue uma carta de intenções ao deputado federal, Zezéu Ribeiro que cobrou a criação de políticas públicas para a agricultura familiar, a exemplo de assistência técnica contínua na região, assim como a facilitação da certificação dos produtos provenientes da agricultura familiar e dentre outras exigências.

foto-8foto-9

Texto: Adinete Batista
Fotos: Rodney Martins

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo