População de São Desidério participa da construção do Plano Plurianual 2014/2017

foto-1

De forma participativa e democrática o governo municipal por meio da Secretaria de Administração e Planejamento apresentou nesta quinta-feira, 15, no Centro Cultural Celso Barbosa, o lançamento da elaboração do Plano Plurianual – PPA 2014/2017. Participaram do evento, o prefeito Demir Barbosa, o vice Reginaldo César, os secretários de governo, vereadores, o contador da prefeitura Márcio Magalhães, coordenadora do controle interno, Gelvânia Araújo, sociedade civil e entidades não governamentais.

Entenda o PPA

O PPA atende a uma exigência da Constituição Federal ( Art. 165, 1º) e da Lei Orgânica Municipal e funciona como um instrumento gerencial de planejamento das ações governamentais de caráter estratégico e político, que deve evidenciar o programa de trabalho de governo, manifesto nas políticas, diretrizes e nas ações para os quatro anos de administração e os respectivos objetivos a serem alcançados e  quantificados fisicamente.

marcio

Segundo o contador Márcio Magalhães, a execução do plano depende de três fatores, o planejamento do gestor, a vontade e participação do cidadão e a autorização do legislativo. “O PPA é composto de dois grandes módulos, a base estratégica, que são a análise da situação econômica e social, as diretrizes, objetivos e metas estabelecidas, previsão dos recursos orçamentários e sua distribuição entre os setores e o outro módulo é o programa, que compreende a definição dos problemas a serem solucionados e o conjunto das ações que deverão ser implementadas para alcançar os objetivos”, elencou.
Após explanação do conceito e da apresentação das principais metas, objetivos e programas projetados pelas secretarias de governo, todos os participantes receberam uma folha com preenchimento para propor ao gestor suas necessidades e anseios, que consequentemente serão analisadas e incorporadas ao plano que deverá ser encaminhado à Câmara Legislativa até o dia 31 deste mês para apreciação e aprovação até o final deste ano.

foto-3

“Esta é um demonstração da descentralização dos poderes, do pleno exercício da democracia, no qual todos deixaram de lados seus ideais partidários e estão unindo forças num único objetivo para alcançarmos o desenvolvimento do município que muito já tem avançado, mas ainda temos que lutar”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jorge Cavalcante.

foto-4

Muitos questionamentos surgiram,  e o que competia ao governo municipal e as secretarias, tanto prefeito, quanto os secretários explicavam sobre o assunto questionado. “Dentre todos os assuntos debatidos aqui não podemos nos esquecer do crescente uso de drogas lícitas e ilícitas que a cada dia entra nos lares de São Desidério e devemos nos unir,  poder publico, população, ministério público, delegado e polícias para criarmos políticas públicas para prevenir e combater esta grave problemática que está adentrando a nossa cidade”, pontuou Jânio Carvalho.

foto-5

Para o prefeito Demir Barbosa, o evento surtiu efeito positivo pois reuniu pessoas de todos os segmentos da sociedade. “É de fundamental importância discutirmos com a população os rumos do município, deixando de lado quem é situação e oposição e somarmos forças para avançarmos na educação, saúde, infraestrutura e na assistência social, enfim em todos os setores da gestão. Gerir um município não é tarefa fácil, mas  com a participação de todos se torna mais fácil, porque todos devem cobrar, exigir seus direitos, pois assim estão exercendo a cidadania”, reforçou.

foto-6

Ao final do evento foi criada uma comissão de combate e prevenção ao uso de drogas, formada por representantes de todas as secretarias de governo, segmentos religiosos, câmara de vereadores e lideranças dos distritos de Roda Velha e Sítio do Rio Grande, sindicatos e associações onde deverão atuar juntos aos poderes na execução de políticas públicas para erradicação das drogas no município.

foto-7

Texto: Adinete Batista