Prefeito de São Desidério participa do lançamento do Plano Agropecuário do Matopiba

DSC_8305

O prefeito Demir Barbosa participou nesta sexta-feira, 15, do lançamento do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, em Luiz Eduardo Magalhães (BA). O evento contou com a participação da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, governador do estado da Bahia, Rui Costa, do vice-governador, João Leão, prefeitos da região, demais autoridades políticas, sindicatos, associações e cooperativas.

DSC_8295

DSC_8303

O Matopiba, território que abrange partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, tem alcançado rápido crescimento econômico, proporcionado pela alta produtividade no setor agropecuário, sendo responsável por 10% da produção. Corresponde a quatro estados, 31 microrregiões e 377 municípios.

DSC_8359

DSC_8455

“Esta região cresceu demasiadamente, mas o poder público não conseguiu acompanhar este desenvolvimento, a exemplo da falta de infraestrutura das nossas rodovias e a necessidade de um aeroporto, e é por isto, que devemos acreditar neste plano, vamos criar uma agência para que ela seja administrada de forma ágil, pelos agricultores e governantes, para aproximar o homem do campo com o poder público e visa promover ações norteadas por três eixos estratégicos: infraestrutura, inovação e tecnologia e inserir a classe média no campo”, disse a ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

DSC_8382

DSC_8259

Para o governador da Bahia, Rui Costa, este plano simboliza avanço para esta região. “Pensar no desenvolvimento desta região, é pensar também na logística, e então surge este plano, pelo qual quero parabenizar a presidente Dilma e a ministra pela iniciativa, pois o território do Matopioba é a nova fronteira para a agricultura brasileira e apresenta várias oportunidades para alavancar a produção agrícola e o desenvolvimento econômico, sustentável e social”, destacou.

DSC_8441

DSC_8217

São Desidério está inserido no território do Matopiba, faz parte da microrregião de Barreiras.  Segundo o prefeito, Demir Barbosa o Plano só vem somar para o crescimento da economia e desenvolvimento. “Despontamos no cenário nacional como maior produtor de algodão do Brasil e de grãos do norte e nordeste brasileiro, temos uma grande vocação agropecuária, mas enfrentamos alguns desafios e com a criação desta agência irá fomentar a produção, pois vai beneficiar e ajudar o pequeno, médio e grande produtor, com a infraestrutura, logística e no escoamento da sua produção, sem dúvida, o desenvolvimento será maior com esta integração dos quatro estados”, enfatizou.

DSC_8320

• Texto: Adinete Batista