Primeira reunião ampliada do CMAS possibilita o dialogo entre a população e poder público

SAM_0504

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS promoveu nesta terça-feira, 15, no Centro Cultural Celso Barbosa, a 1ª Reunião Ampliada com a finalidade de reforçar o papel do conselho, dialogar junto à população e poderes executivo e legislativo, além de apresentar as ações, programas e projetos da política municipal de assistência social e criar coletivamente alternativas para a melhoria e qualificação da prestação dos serviços.

SAM_0514

A reunião contou com a participação do líder do executivo, Demir Barbosa, da secretária de Assistência Social, Maria Adalgisa e demais secretários de governo, dos vereadores, estudantes, docentes e gestores escolares, trabalhadores, usuários e beneficiários dos serviços socioassistenciais, sindicatos e da população em geral.

SAM_0518

O presidente do CMAS, Eric Gamaliel fez a apresentação dos conselheiros e falou da importância do evento. “Esta reunião oportuniza a população o diálogo, este é o momento de mostrar as falhas e juntos planejarmos as metas, pois todas as ações devem ser sistematizadas e organizadas para garantir a efetivação dos serviços da política de assistência social”, disse.

SAM_0525

A usuária dos serviços, Ana Carla Pereira falou dos projetos ofertados e de sua relevância. “Eu participo do Art em Jogo do CRAS que traz inúmeros benefícios para os jovens que estão em situação de vulnerabilidade, mas quero destacar também que devem ser realizados mais cursos profissionalizantes e mais fiscalizações dos benefícios”, cobrou.

SAM_0536

Para o prefeito Demir Barbosa, os conselhos são fundamentais para a administração, pois é através deles que se detectam as necessidades de cada área. “Cabe ao Conselho Municipal de Assistência Social acompanhar e fiscalizar a prestação dos serviços, a gestão dos recursos e o desempenho dos benefícios e programas, mas é um dever também de todos os cidadãos fiscalizarem as ações, pois, eu como gestor não consigo sozinho fiscalizar, por isto, cabe a vocês fiscalizarem e denunciarem caso haja incoerências”, declarou.

SAM_0527

De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria Adalgisa é plausível a iniciativa do CMAS em realizar eventos propícios ao debate junto à população. “Sinto-me mais tranquila em gerir esta secretaria com a parceria de um conselho atuante, com suas funções fiscalizadoras, avaliativas e reguladoras. Nós contamos com vários programas municipais, como o Prato Cheio, o Programa de Melhorias Habitacionais, assistência jurídica gratuita e aderimos aos programas federais, gerenciamos o programa federal, Bolsa Família, ou seja, são várias as nossas ações implementadas, programas e serviços socioassistenciais executados, infelizmente nem sempre podemos fiscalizar tudo, mas fazemos o possível para tornar acessível a todos os munícipes a Política Municipal de Assistência Social”, falou.

SAM_0546

O evento contou ainda com encenação teatral feita pela companhia de teatro, Os Trakinus que enfatizaram a temática, além de uma explanação sobre os serviços, programas e projetos da Assistência Social e intervenções do público, que deram sugestões e tiraram dúvidas.

SAM_0528

Texto e fotos: Adinete Batista