Professores da zona rural de São Desidério participam de formação dos Programas Despertar e Escola da Terra

01

Professores da zona rural, que trabalham com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental I e II, participaram durante toda a sexta-feira, 07, no Centro Cultural Celso Barbosa, de mais uma etapa da formação continuada do Programa Despertar. O encontro contou com a presença do prefeito Demir Barbosa, da secretária de Educação Alaídes França, da coordenadora do programa, Ângela Patrícia de Santana França, além de diretores, coordenadores, equipe técnica da Secretaria de Educação e do diretor de Meio Ambiente, Vagner Manheze, que palestrou sobre a temática “Meio Ambiente, Trabalho e Consumo”, tema aderido em 2013, para desenvolver as ações do Despertar.
Realizado pela Secretaria de Educação de São Desidério, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR de Salvador, a ideia é propor para as escolas da zona rural, um ensino voltado para a formação da consciência ecológica com incentivo às práticas ambientais corretas. De acordo com a coordenadora Ângela Patrícia França, 130 professores participaram da formação do Despertar. A coordenadora reafirma o eixo escolhido e aponta parcerias. “Escolhemos um eixo temático que vai trabalhar com o consumismo e a exploração do trabalho infantil voltado para as comunidades rurais, este ano queremos ampliar a horta escolar para mais escolas, ano passado entre as quinze escolas, oito aderiram e foi sucesso, estamos fechando parceria com o Programa Mais Educação que facilitará para nós a ampliação da horta”. Afirma.

02

Para a Secretária de Educação Alaídes França, “o Despertar é um programa extremamente importante que visa ampliar os horizontes dos alunos da zona rural para a preservação do meio ambiente e para a educação ambiental no sentido de continuar educando pela saúde, pela qualidade de vida e sobretudo pela preservação da natureza”. Assegura. O prefeito Demir Barbosa complementa. “Levar essa ideia para a sala de aula é de fundamental importância, que os professores possam transmitir esse valor aos seus alunos para que essas crianças aprendam a preservar o meio ambiente do lugar onde se vivem”. Disse.
Na oportunidade Demir Barbosa, ainda ressaltou que a coleta seletiva será implantada na sede de São Desidério e localidades vizinhas ainda este ano. “Com a conscientização da reciclagem podemos eliminar até mais de 12 mil toneladas de lixo, todos os projetos já estão prontos, sendo um para resíduos sólidos na sede e outro para aterro sanitário. Será construído também um aterro sanitário para atender a região de Roda Velha, para que a partir do próximo ano possamos eliminar de vez os lixões do nosso município”. Garante.

03

No período da tarde, os professores de cada escola produziram e apresentaram para a coordenação do Programa Despertar os projetos que serão desenvolvidos nos próximos seis meses, posteriormente de acordo com a coordenadora Ângela Patricia, serão realizadas visitas nas localidades para acompanhar o desenvolvimento das ações. A professora Avani Barbosa, da localidade de Campo Grande assegura que os projetos são bem interessantes. “A escola tenta trabalhar, não só com os alunos, mas com toda a comunidade escolar para esclarecer sobre a importância do projeto e a conscientização de preservar o meio ambiente. A escola tem papel fundamental na educação ambiental e devemos sempre pensar na conscientização dos quatro R; Reciclar, Reduzir, Reutilizar e Reaproveitar”. Afirma.

04

Formação Escola da Terra – Substituindo o Programa Escola Ativa, no mesmo dia, no Centro de Atendimento Educacional Especializado – AEE, aconteceu a formação continuada de 18 professores da zona rural que aplicam a proposta pedagógica do “Programa Escola da Terra”, para aproximadamente 500 alunos em salas multiseriadas que atende do 1º ao 5º ano, mais educação infantil em 13 localidades do município de São Desidério. “O Escola da Terra busca fazer uma maior integração entre a escola e a comunidade, por isso valoriza cada vez mais o homem do campo para que ele permaneça na sua comunidade de origem,”. Assegura a coordenadora da Escola da Terra, Luciana Montalvão. A secretária de educação Alaídes França complementa. “Nós estamos utilizando de todas as ferramentas que nós temos para ampliar cada vez mais o trabalho voltado para o campo e para a sustentabilidade do nosso planeta”. Garante.

Texto e fotos: Ascom/São Desidério