Profissionais do Samu recebem certificado de conclusão de curso

ASC_3382

Na tarde de quarta-feira, 07, no auditório da prefeitura de São Desidério, aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, para enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, que após 14 meses de capacitação, estão aptos para prestar socorro à população em casos de emergências na área da saúde do município.

ASC_3480

Na oportunidade, o prefeito Demir Barbosa, parabeniza os profissionais e ressalta melhorias na área da saúde do município. “Parabéns a todos vocês que receberam este certificado hoje. Vocês fazem a diferença na hora de salvar vidas, que juntos possamos trabalhar em prol do nosso município”. Assegura. O prefeito entende que é prioridade a extensão do Samu. “A extensão do Samu para Roda Velha é de fundamental importância, principalmente porque o distrito fica distante da sede, e se caso acontecer uma emergência, uma equipe deve estar presente para dar os primeiros socorros a quem precisar”. Afirma. Ainda segundo o prefeito, a administração municipal está lutando junto aos governos federal e estadual para ampliar e reformar o hospital e maternidade Nossa Senhora Aparecida, além de construir um novo centro cirúrgico para expandir os serviços de cirurgias.

ASC_3423

Para o secretário de saúde, Jéferson Barbosa, é de fundamental importância essa capacitação. “É uma equipe bem treinada e capacitada para fazer um bom atendimento no município”. Garante. O secretário também reafirma o compromisso do governo na extensão do Samu em Roda Velha.

ASC_3538

O tutor do programa de capacitação de São Desidério, Fabiano Pereira Afonso, tem explicações sobre o curso. “O curso foi de 16 módulos com duração de 14 meses. Esses módulos compreendem a parte teórica, que é a parte virtual feita através da plataforma do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a prática ministrada pelos tutores, onde a cada módulo são realizadas atividades práticas. É importante para a melhoria da assistência a saúde do município”. Disse.

ASC_3546

O coordenador do Samu de São Desidério, Adriano Almeida, aponta a importância de ampliar os serviços pré-hospitalar que são prestados pelo Samu. “Os principais projetos do Samu para São Desidério são de expansão para Roda Velha, e visa atender toda a região que tem um elevado índice de acidentes, temos ainda um projeto de renovação de frota, para agregar as já existentes e o projeto Samu na comunidade, que aponta levar os profissionais do Samu ao encontro da comunidade escolar, para informar os procedimentos de acionamento do Samu e os principais socorros básicos dado a uma vitima antes da unidade móvel chegar ao local”. Declara.

ASC_3543

De acordo com o coordenador regional do Samu, Flávio Ricardo, hoje os serviços do Samu são direcionados para 23 municípios da região oeste, com a central de regulação localizada na cidade de Barreiras, tendo como referência o Hospital do Oeste – HO.

ASC_3606

Texto: Ascom/São Desidério