Programa Despertar apresentou metodologia para 2015

01

Apresentar a metodologia e o planejamento do Programa Despertar para 2015, e fazer uma avaliação do programa em 2014, foram os objetivos de um encontro realizado na manha de terça-feira, 10, no Centro Cultural Celso Barbosa. As propostas de 2015 foram debatidas sobre o tema, ‘Meio Ambiente, Vida e Saúde no Campo’.
Participaram do encontro, a secretária de Educação, Alaídes França, a coordenadora do Programa Despertar no município de São Desidério, Sandreane de Jesus Mattos, o coordenador estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR, Manoel Neto, os secretários do Meio Ambiente, Demósthenes Júnior e de Agricultura Leandro Rocha, coordenadores e supervisores das escolas envolvidas no programa.

02

Realizado em parceria com as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Assistência Social, o Programa Despertar funciona ha quatro anos no município de São Desidério. De acordo com a coordenadora, Sandreane Mattos, este ano, com a participação da escola Municipal de Roda Velha Waldek Ornelas, totaliza 16 escolas que fazem parte do Despertar. “Com a temática do ano de 2015, vamos realizar um trabalho único em parceria com as secretarias o que é muito satisfatório”, Afirma Sandreane Mattos.

03

Na proposta apresentada pelo coordenador do SENAR, Manoel Neto, o projeto objetiva pensar coletivamente junto com alunos, pais e comunidade, principalmente na realização da horta escolar e viveiro de mudas por parte dos alunos. “Nós temos que dialogar com a comunidade, esse é nosso desafio para 2015 para que o projeto seja mais participativo. Os resultados do ano passado foram bastante satisfatórios e com as parcerias iremos fortalecer ainda mais o programa no município”, assegura o coordenador do SENAR, Ba.

04

Segundo a secretária de educação Alaídes França, paralelo à construção do Plano Municipal de Educação, outras ações serão iniciada em 2015. “Nós estaremos também unindo forças para a construção do Plano Municipal de Educação Ambiental do município de São Desidério. É necessário que se faça isso porque São Desidério tem potencial em todos os aspectos ambientais, por isso, precisamos fazer valer essa proposta porque temos condições de fazer isto. Vamos planejar e trazer a equipe para darmos o ponta pé inicial para esta construção”, afirma.

Texto e fotos: Ascom/SD