Projeto hidroambiental da bacia do rio São Desidério é concluído e intervenções são apresentadas à população

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Com a intenção de apresentar para a comunidade local a execução do projeto hidroambiental na bacia do Rio São Desidério e as intervenções que foram realizadas, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF e Prefeitura Municipal realizaram nesta terça-feira, 05 no auditório da prefeitura um seminário que contou com a presença de coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco e representante do CBHSF, Cláudio Pereira, do secretário de Meio Ambiente e Turismo, Alexandre Carvalho, dos representantes da agência delegatória do Comitê, AGB – Peixe Vivo e da NEOGEO, Tecnologia, comunidade ribeirinha e autoridades locais.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Segundo o representante da NEO GEO, Tecnologia, empresa licitada para execução do projeto, Emerson Elias Gomes Mendes, dentre as intervenções executadas, estão a construção de 150 bacias de contenção de água (barraginhas), 15.000 metros de adequação e recuperação de estradas vicinais, 9.151 metros de áreas de proteção de APP’s, 18 hectares de reflorestamento e plantio de 12.938 mudas nas margens do rio, construção de cercas e lombadas, além de 46 placas sinalizando as áreas de preservação permanente.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

“No projeto foi incluso ainda o trabalho de mobilização e conscientização da população por meio da realização de encontros mensais com a comunidade. Atingimos todas as metas, exceto a retirada da vegetação aquática (taboa), que era projetado para 40.000 m³, foi retirado aproximadamente 1.000 m³, devido a problemas técnicos com o maquinário exigido para o local, e para isto está sendo pensada uma melhor forma de executar esta tarefa posteriormente sem causar danos ao meio ambiente”, falou Emerson Elias.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O principal objetivo do projeto foi contribuir para o aumento da quantidade e qualidade das águas do Rio São Desidério, onde foram investidos R$ 844.678,29, financiados com os recursos obtidos através da cobrança pelo uso da água na bacia hidrográfica do rio São Francisco. “Estamos orgulhosos de receber este projeto hidroambiental, uma vez que isto contribuirá para a redução do processo de erosão e o consequente assoreamento de mananciais hídricos aumentando a disponibilidade e a qualidade das águas do rio”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Alexandre Carvalho.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

“São Desidério é um exemplo a ser seguido, é notável o compromisso e empenho do governo municipal em realizar sua gestão ambiental, por que este projeto não é do estado, nem do município, é de todos e além de proteger os cursos da água com as intervenções deixará um legado muito importante para o município, a conscientização socioambiental”, declarou coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco e representante do CBHSF, Cláudio Pereira.

Texto e fotos: Adinete Batista