São Desidério foi apresentado na plenária do CBHSF como área piloto da ANA

O município de São Desidério foi apresentado pela  a Agencia Nacional das Águas (ANA) durante a realização da  XXIV Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco que aconteceu nos dias 05 e 06 de dezembro de 2013 em Jaboatão dos Guararapes na grande Recife. O trabalho de  Avaliação Hidrogeológica dos Sistemas Aquíferos Cársticos e Físsuro-cársticos na Região Hidrográfica do São Francisco, com vistas à gestão integrada e compartilhada dos recursos hídricos, será executado nas áreas pilotos na Sub Bacias do Rio do Vieira-MG, do Rio Juá- BA e Rio São Desidério, através do Programa Nacional de Águas Subterrâneas e Agenda das Águas estabelecido pelo Plano Nacional do Recursos Hídricos do Governo Federal.

01

A Agenda das Águas tem o objetivo de desenvolver ações para fortalecer a implementação da gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneo no país. Na oportunidade a agencia apresentou  os Estudos Hidrogeológico que já foram desenvolvidos na Bacia do Rio São Francisco, onde fez uma amostragem dos resultados dos trabalhos realizados no sistema Aquífero Urucuia, com uma apresentação dos Estudos Hidrogeológicos desenvolvidos na Bacia. As principais atividades a serem desenvolvidas no estudo são o cadastramento de poços, usuários de água e potenciais fontes de contaminação, caracterização do meio físico, hidrogeologia e hidrodinâmica, hidroquímica, avaliações do uso e ocupação do solo, avaliação da vulnerabilidade e riscos de contaminação, contribuição do sistema aquífero bambuí com as vazões do Rio São Francisco e elaboração de modelo hidrogeológico conceitual do Sistema Aquífero Bambuí.

02

Como Membro Titular representando os municípios baianos inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o secretário de Meio Ambiente e Turismo de São Desidério,  Demósthenes Júnior, participou da reunião Plenária do CBHSF que foi  coordenada pelo presidente da entidade, Anivaldo Miranda. Em seu pronunciamento, Anivaldo Miranda falou dos avanços e desafios do Comitê e pontuou a redução de vazões como um dos problemas mais graves enfrentados hoje pela bacia. “Os problemas não esperam por nós. É preciso que esquentemos os motores agora em 2014 porque os desafios são grandes, sobretudo com essa conjuntura de adversidades climáticas e com as significativas reduções de vazões dos últimos tempos”. Afirma. O Secretário de Meio Ambiente Demósthenes Júnior  comemora a escolha da Bacia do Rio São Desidério como um dos Projetos Piloto da ANA. “Estes estudos trará uma proposta de gestão para Sub Bacia do Rio São Desidério, como estratégia de manejo sustentável das  águas subterrâneas, áreas de restrição e controle do uso da água, áreas de proteção de aquíferos e perímetros de proteção de poços de abastecimento e zoneamento de vazões exploráveis”. Assegura.

03

O diretor técnico da AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, apresentou outra pauta sobre o colegiado do CBHSF, que abordou sobre as diretrizes para a atualização do Plano Diretor da bacia do Rio São Francisco, previsto para ter início em 2014. Apresentou as obras de recuperação hidroambiental que foram concluídas pelo CBHSF e anunciou   novos projetos de recuperação a serem executados em 2014, dentre eles o Projeto de Proteção do Rio São Desidério, seus afluentes e Nascentes e o Projeto de Revitalização das Bacias Hidrográficas do Rio Grande, Boa Sorte e seus Tributários Riacho Água Vermelha, Riacho do Arapuá, Riacho dos Porções, Riacho da Onça e Rio Tamanduá, onde envolverá os municípios de Barreiras, Baianópolis e Catolândia.   Ao final da XXIV Plenária Ordinária o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF aprovou uma nota pública em desagravo à prática de vazões reduzidas nas águas do Velho Chico para atender às demandas do setor elétrico nacional, sem que haja discussão sobre os reflexos da medida na população ribeirinha e seus segmentos produtivos. A nota veio em consequência da mais recente autorização da Agência Nacional de Águas – ANA para prorrogação da vazão reduzida, que já dura sete meses, até o dia 31 de dezembro.

Texto: Ascom/São Desidério com informações da Sematur

Fotos: Arquivo Sematur