São Desidério participa da Caravana de Saneamento Básico da Bacia do São Francisco

O Ministério Público da Bahia, em parceria com o Comitê de Bacia do São Francisco – CBHSF, Agência de Bacia Peixe -Vivo, Articulação Popular do São Francisco, e os demais órgãos integrantes do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada – FPI, realizaram em Barreiras, entre os dias 07 a 11 deste mês, no auditório do Hotel Solar das Mangueiras, oficinas de saneamento na Bahia, denominadas “Caravana de Saneamento na Bacia do São Francisco”.  As Oficinas de Saneamento na Bacia do São Francisco são voltadas para os técnicos dos municípios, órgãos públicos, comunidades tradicionais, movimentos sociais; e possuem uma perspectiva de orientar e incentivar os municípios a elaborar, de forma participativa, seus Planos Municipais de Saneamento, de acordo com a legislação em vigor, apresentando e discutindo o processo formal e os conteúdos indispensáveis que devem estar contidos nos planos, bem como promover a discussão sobre a Conjuntura do Saneamento Básico no Brasil, na Bahia e na Bacia do São Francisco. Estiveram presentes o secretário do Meio Ambiente de São Desidério Alexandre Carvalho e a superintendente do meio ambiente, Patrícia Souza.

As oficinas foram conduzidas pelo PhD em Saúde Ambiental, Professor Titular em Saneamento, Luiz Roberto Santos Moraes, que possui vasta experiência na área. Além de Barreiras (Bacia do São Francisco), o evento será realizado em mais 09 municípios pólos; Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Paramirim, Paulo Afonso, Santa Maria da Vitória e Xique-Xique.

“O Saneamento Básico é um direito de todo cidadão do Brasil, ao participar dessa oficina o município se sente na obrigação de fazer um trabalho que universalize esse direito, já que o município é o grande protagonista da formulação da política pública de saneamento”, disse o secretário do Meio Ambiente, Alexandre Carvalho.

São Desidério foi um dos primeiros municípios da Bahia a elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico, e de acordo com a superintendente municipal do meio Ambiente, dentre os itens do Saneamento Básico Municipal consta, o Plano de Gestão Municipal de Resíduos, Plano de Saneamento Ambiental, Projeto de Esgotamento e Projeto do Aterro Sanitário. “Foi muito importante para nós participarmos deste evento, pois podemos interagir com os outros municípios sobre as experiências que tivemos na construção do nosso plano”, disse Patrícia Souza.

Texto e Fotos: Ascom SD