São Desidério participa da Conferência Livre do Meio Ambiente do Oeste da Bahia

02

São Desidério e outros 9 municípios do Oeste baiano, participaram da Conferencia Livre do Meio Ambiente do Oeste da Bahia, que aconteceu nos dias 04 e 05 de setembro na cidade de Barreiras,  com a presença do promotor de justiça, Doutor Eduardo Bitencourt. Representantes da sociedade civil e do poder público dos municípios de São Desidério, Barreiras, Angical, Baianópolis, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, Cristópolis, Catolândia, Wanderley e Cotegipe participaram dos dois dias da Conferência com o tema “A Problemática dos Resíduos Sólidos”, que aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. A palestra de abertura foi ministrada pelo presidente do CREA-BA Marco Antônio Amigo, com o tema, “A Construção dos Planos de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos”. Além das metodologias para celebração de convênios e captação de recursos. Quatro eixos temáticos nortearam as discussões e as propostas selecionadas para etapa nacional: Produção e Consumo sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego, Trabalho e Renda e Educação Ambiental.

03

Para o Secretário de Meio Ambiente de São Desidério Demósthenes Júnior, foi de grande importância a conferência, “O objetivo da conferencia foi contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, assim como, conhecer e colaborar nas discussões e na definição das prioridades e aplicação desta política em nossa região e no restante do país”. Afirma. Para defender as propostas discutidas e definidas no Fórum Municipal de Meio Ambiente que foram encaminhadas a conferencia livre, São Desidério contou com 10 delegados sendo 50% da sociedade Civil, 30% do Poder Publico e 20 % do Setor Produtivo.

01

Os debates foram coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras.  “O sucesso dessa conferencia se deu da união entre os 10  municípios que participaram e o envolvimento de cada secretários dos municípios que apoiaram a nossa causa e vem trabalhando duro para que o meio ambiente seja respeitado”, disse o secretário de meio ambiente Nailton Almeida.

 

Texto: Ascom/São Desidério com informações da Sematur

Fotos: Arquivo Sematur

 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo