São Desidério presente no III Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude

Participaram do III Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude, realizado entre os dias 25, 26 e 27 deste mês, no município de Itabuna os representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de São Desidério – SEMASD, Greyce Carvalho e Méria Dias.
O evento é uma realização da Secretaria Estadual de Relações Institucionais – SERIN, por meio da Coordenação de Políticas de Juventude – COJUVE, e do Conselho Estadual de Juventude – CEJUVE, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude.
O objetivo do encontro é ampliar as discussões sobre programas dos governos, estadual e federal, fortalecendo os canais de diálogos entre os conselhos e os gestores municipais de juventude, o Cejuve e a Cojuve. Além disso, busca incentivar a expansão da rede de conselhos de juventude da Bahia e debater a criação dos espaços de participação política da juventude nos territórios de identidade.

foto-1

“O 3º Encontro de Conselhos e Gestores é uma excelente oportunidade de ampliarmos as pautas das políticas públicas de juventude em nosso estado. Desde a primeira edição que o encontro foi um sucesso e este não foi diferente”, afirmou o coordenador de Políticas de Juventude, Vladimir Costa.
A presidente do Conselho Estadual de Juventude, Michelle Vieira, destacou a relevância do evento para a territorialização da Política de Juventude na Bahia e falou dos avanços já obtidos, “Já é possível perceber o que conseguimos avançar nas políticas públicas de juventude e na criação dos espaços de participação dos jovens, por isto, ampliamos as vagas e decidimos realizar o encontro no interior, porque entendemos que a participação de mais conselhos e gestores municipais de juventude, e de representantes de organizações juvenis ajudará a ampliar os espaços de gestão e participação da juventude”, concluiu Vieira.
Para os representantes municipais o encontro foi proveitoso. “Voltamos com uma bagagem enriquecedora, porque podemos ver o quanto é importante a participação jovem nas decisões de políticas públicas voltadas para os mesmos”, disse Greyce Carvalho.
Ainda de acordo com os participantes durante o evento foi lançada a campanha “Quer um conselho?”, campanha esta que promoverá a implantação de mais Conselhos de Juventude na Bahia.

foto-2

Segundo as participantes após vivenciar a experiência, passou a ser meta da SEMASD, implantar o Programa Estação Jovem, que tem como finalidade, oferecer tecnologias sociais para o desenvolvimento de Políticas para Juventude por meio de ações que instauram conexões sociais e geram novos serviços, por meio de iniciativas de grupos juvenis de produção cultural, inclusão digital e esporte, entre outros, na perspectiva de criar Redes para Emancipação de juventude, em especial a juventude em situação de vulnerabilidade.
“Estamos bem satisfeitas, ansiosas e cheios de planos e ações para serem colocadas em prática no município. O momento é esse, queremos nossa cidade, estado e o país fortalecido pela participação Política da Juventude”, assegurou Méria Dias.

Texto: Adinete Batista/ com informações da SEMASD
Fotos: Arquivo Pessoal