São Desidério se prepara para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

foto 3

A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária e Epidemiológica (VISA/VIEP) realizou na última semana no Centro Cultural Celso Barbosa a Pré-Conferência Municipal em Saúde do Trabalhador, com o eixo “Implantação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. O evento foi um preparativo para 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que terá como tema central “Saúde do trabalhador e trabalhadora, direito de todos e todas e dever do estado”. Marcaram presenças o secretário de Saúde, Jeferson Barbosa, representantes dos usuários e prestadores dos serviços de saúde, gestores, trabalhadores, vereadores e comunidade em geral.

foto 2

O evento oportunizou a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Macrorregional, que ocorrerá entre os dias 15 e 16 de maio, na cidade de Barreiras, além das discussões em subgrupos por eixo temático e elaboração das propostas, que posteriormente foram analisadas e aprovadas juntamente com o Conselho Municipal de Saúde. Estas propostas foram criadas a partir dos sub-eixos da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que são, o desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora, fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora, efetivação da Política Nacional de Saúde do trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo, financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, Estados e União.

foto 1

A conferência acontece em três etapas: macrorregionais, estaduais e nacional. As etapas macrorregionais já estão em andamento, e vão até 30 de maio, e as estaduais, até 30 de junho/14. Tais etapas irão subsidiar as discussões e deliberações para a etapa nacional que acontecerá entre os dias 10 e 13 de novembro de 2014. De acordo com o secretário Jeferson Barbosa, as conferências funcionam como um espaço democrático e de caráter dialógico. “É a partir destes eventos que podemos traçar metas e discutir os rumos da saúde, garantindo a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso município”, destacou.

Texto: Adinete Batista
Fotos: Rodney Martins