São Desidério sedia III Fórum Itinerante de Coordenadores Pedagógicos do Território da Bacia do Rio Grande

DSC_0021

A abertura do Fórum aconteceu no plenário da Câmara Legislativa e contou com a participação dos coordenadores locais e de outros municípios, docentes, gestores e supervisores escolares, secretários de Educação da região, a vereadora e representante do prefeito Demir Barbosa no evento, Maria das Graças Gobbi, representantes de sindicatos, da Universidade Estadual do Estado da Bahia – UNEB, da comissão do Fórum Itinerante e da secretária da Educação de São Desidério, Alaídes França.

DSC_0004

Palestras, oficinas, mini cursos, debates e discussões em busca de melhorias para educação pública do oeste, a partir da capacitação dos coordenadores escolares, pautam o III Fórum Itinerante de Coordenadores Pedagógicos do Território da Bacia do Rio Grande que teve início na noite desta quinta-feira, 22, e se estende até hoje sexta-feira, 23 no município de São Desidério.

DSC_0041

Com a temática; Identidade Fluída e o Espaço Pedagógico: tempo da formação do coordenador pedagógico na Educação Básica, a terceira edição itinerante do fórum é uma iniciativa da UNEB em parceria com os municípios. “A característica itinerante do fórum é importante,uma vez que nos faz estar presentes nos municípios, além de buscar melhorias para a qualidade do ensino público, pois nós enquanto coordenadores, devemos nos perguntar todos os dias sobre qual o nosso papel. Que este evento seja de aprendizado, discussões e de sugestões”, disse a diretora do Campus Universitário de Barreiras da UNEB, Marilde Queiroz.

DSC_0037

A secretária da Educação do município, Alaídes França, deu as boas vindas e falou da importância do evento para a educação local e do oeste. “É com alegria que sediamos este momento ímpar para a educação, momento este, de reflexões, discussões, troca de experiências e proposições em prol da educação e da qualificação do coordenador pedagógico, pois ele como integrante do grupo administrativo da instituição tem a responsabilidade de proporcionar a articulação entre os segmentos das unidades de ensino, gerenciando as ações pedagógicas. Tenho certeza que teremos um edificante e produtivo trabalho”, reforçou.

DSC_0069

O evento foi ainda abrilhantado por apresentações culturais feitas por alunos da Escola Municipal Presidente Castelo Branco e uma palestra ministrada pelas docentes, da UNEB, Simone Coité e Gabriela Pimentel que abordou o papel do coordenador, a formação docente, as competências pessoais, sociais e conhecimentos, a coordenação pedagógica e o currículo, além da Base Nacional Comum Curricular.

DSC_0089

A programação do III Fórum Itinerante de Coordenadores Pedagógicos do Território da Bacia do Rio Grande tem continuidade nesta sexta-feira, 23 durante todo o dia na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, onde cerca de 250 coordenadores pedagógicos estão inscritos para participarem das oficinas, palestras, mesas redondas e mini cursos que visam levar aos profissionais a reflexão pela busca de uma atuação cada vez mais capacitada e que promova políticas públicas que garantam a oferta de uma educação de qualidade no município e no oeste.

DSC_0091

Texto: Adinete Batista