Secretaria de Educação cria ‘Projeto Escola Saudável’ para professores do município

01

Foi apresentado na noite de terça-feira, 04, no Centro Cultural Celso Barbosa o ‘Projeto Escola Saudável’, uma ação da Secretaria Municipal de Educação que visa melhoria e saúde na qualidade de trabalho dos professores da sede e zona rural do município. O evento contou com a presença de autoridades, alunos, professores e comunidade local.

02

O ‘Projeto Escola Saudável’ tem o objetivo de atuar na prevenção, tratamento e reabilitação de alterações posturais, hérnias discais, lesões osteosmusculares, ansiedade, depressão e distúrbios musculares em professores. O projeto ainda realizará palestras de prevenção postural para crianças e adolescentes nas escolas municipais.

03

Para a fisioterapeuta especialista em tratamento de hérnia de disco e Pilates, Vanessa de Freitas Silva, algumas doenças relacionadas a sala de aula estão ligadas ao esforço repetitivo e, o estresse emocional de carga horária. “O melhor amigo da coluna vertebral são músculos relativamente fortes para ajudar na sustentação do corpo, mas principalmente, músculos muito bem alongados que facilitem a mobilidade e diminuam a compressão sobre as vértebras. Sabemos que as doenças osteosmusculares mais comuns nos professores são Tendinites, Bursites, Tenossinovites, Fraqueza Muscular, Lombalgias Ciática, Formigamentos, Parestesias e Depressão ”. Disse.

04

Inicialmente o projeto funcionará com aulas de pilates duas vezes na semana e uma aula de fisioterapia para os professores. Os funcionários das escolas e professores receberão aulas de ginastica laboral uma vez por semana e palestras preventiva para alunos da sede e zona rural. “A fisioterapia, ginástica laboral e pilates serão realizadas no Studio FisioFitness Pilates que possui a estrutura completa e adequada para execução das atividades”. Afirmou Vanessa de Freitas.  Segundo a fisioterapeuta o exercício ajuda na prevenção de doenças. “Se quisermos tratar ou mesmo prevenir problemas posturais que possam levar a futuros incômodos, o alongamento e os exercícios físicos surgem como o principal auxiliar, uma vez que darão ao músculo a tonicidade e a flexibilidade necessária”. Alertou.

05

A secretária de Educação Alaides França, falou da importância do projeto para saúde e qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos professores. “Foi pensando na saúde do docente que a secretaria de Educação em parceria com fisioterapeuta Vanessa de Freitas desenvolveu o ‘Projeto Escola Saudável. ’ Como já foi dito, o trabalho dos professores na sala de aula é muito cansativo e podem causa estresse, sobrecarga física e depressão. Com esse projeto iremos dinamizar a rotina dos professores, saúde e qualidade no trabalho”. Concluiu.

Texto e fotos: Diego Souza

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo