Secretaria de Educação discute proposta da Base Nacional Comum da Educação (BNCE)

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 19, no auditório da prefeitura, uma orientação sobre a Base Nacional Comum da Educação (BNCE). As informações referentes ao plano foram passadas pela técnica do PAIP e PACTO do Núcleo Regional de Educação- NRE 11, Rocherlane Costa. Estiveram presentes na reunião a secretária municipal da educação, Alaides França, professores, coordenadores, diretores, supervisores escolar, representantes do CME, técnicos administrativos e sindicato dos professores-APLB.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Segundo o Ministério da Educação (MEC) pretende concluir até julho a versão preliminar da Base Nacional Comum, que prevê o que os alunos precisam aprender em cada etapa da Educação básica. O documento ainda passará por consultas públicas, e deve ficar pronto em junho de 2016. Para a técnica do PAIP, Rocherlane Costa, o currículo único irá facilitar o desenvolvimento da educação. “As escolas terão mais autonomia para estarem desenvolvendo em um espaço significativo as suas ações dentro da realidade local”, explicou.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

“A ideia é indicar apenas objetivos de aprendizagem, quais conhecimentos é preciso ter ao fim de cada ciclo. Mas não devem vir apontados no currículo os caminhos que o professor precisa seguir para chegar a essas metas. Será tarefa da rede, da escola ou do próprio docente escolher essas estratégias”, disse a secretária da educação, Alaides França.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Para construir esse currículo único, a pasta analisou centenas de propostas de Estados e municípios, além de projetos já feitos pelo próprio MEC. Agora, uma equipe de 116 especialistas, dividida em 29 comissões, trabalha na redação preliminar do texto.

Texto e Fotos: Diego Souza

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo