Secretaria Municipal de Saúde viabiliza exames oftalmológicos para diagnóstico e prevenção ao glaucoma

foto 1

A aposentada Diolina Batista da Hora, 65, está entre milhões de brasileiros portadores do glaucoma, uma doença dos olhos que pode levar à cegueira de forma irreversível, por conta do dano ao nervo óptico. É com foco na prevenção e diagnóstico precoce que a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e o Ministério da Saúde realizou nesta quinta-feira, 28 na Unidade de Saúde da Família Otacílio Jesuíno de Oliveira a primeira etapa do Programa de Combate às Causas de Cegueira por Glaucoma.

foto 2

Duzentos e cinquenta pacientes da sede e de comunidades rurais, com idade acima de 40 anos foram examinados nesta primeira etapa, sendo que 37 foram diagnosticados portadores da doença, que a partir de então, irão fazer o tratamento, à base de colírio, recebido no momento da consulta, além de fazer todo um acompanhamento a cada três meses. “Infelizmente descobri hoje que tenho o glaucoma e que o meu problema já está mais grave, há meses estou com a vista embaçada, mas vou fazer todo o tratamento para ter uma vida tranquila”, falou esperançosa, dona Diolina Batista da Hora.

foto 3

Já dona Ana Maria de Oliveira, 64 que também fez o exame não é portadora da doença. “Graças a Deus, não tenho este problema, estava com medo, por que nunca tinha feito este exame, estou com a visão assim meio complicada, mas vou fazer outros exames para ver se não é cansaço mesmo da idade, a partir de agora vou fazer todo ano, por que já vi pessoas ficarem cegas e, Deus me livra deste problema”, declarou com alívio.

foto 4

Os pacientes examinados passaram por uma busca ativa anteriormente pelo agente comunitário de saúde da sua localidade ou área. O distrito de Roda Velha, pelo número populacional receberá o atendimento em outra data.  A doença – O Glaucoma acontece quando ocorre aumento da pressão intraocular e danos do nervo óptico decorrentes desse aumento da pressão. É uma doença crônica, que acomete mais as pessoas acima de 40 anos de idade, raça negra e que tenham parentes próximos, portadores do glaucoma, miopia, hipertensão e diabetes. Os exames que detectam a doença são pressão intraocular, o de fundo do olho, campimetria, gonioscopia, dentre outros.

foto 6

O médico oftalmologista, Clériston Spínnola, do Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil – ISOB, empresa cadastrada no Ministério de Saúde para prestar este atendimento, explicou que há vários tipos de glaucoma, mas no geral, o que acomete mais é o Primário de Ângulo Aberto.  “Este glaucoma não causa sintomas e seu diagnóstico é feito através do exame oftalmológico, não tem cura, mas a grande maioria responde bem ao tratamento clínico á base de colírio se diagnosticado precocemente, embora haja casos mais graves que necessitam de tratamento cirúrgico, o tratamento é contínuo e dura a vida toda, sendo controlado e se não tratado, a consequência é a perda da visão, por isso, sendo uma doença silenciosa, é recomendável o exame oftalmológico anualmente”, orientou.

foto 5

Texto: Adinete Batista