Segunda etapa de combate ao Glaucoma é realizado em São Desidério

SONY DSC

Aconteceu na última quinta-feira, 27, na Unidade de Saúde da Família Otacílio Jesuíno de Oliveira a segunda etapa do Programa de Combate às Causas de Cegueira por Glaucoma. A iniciativa é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Ministério da Saúde. Mais de 200 pacientes foram atendidos.

SONY DSC

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico, de caráter progressivo, com perda do campo visual ou risco de cegueira caso não diagnosticado e tratado a tempo. “Este projeto visa o atendimento aos portadores de glaucoma dos municípios que recebem essa atenção. Estima-se que aproximadamente 2,4% da população de cada município sejam portadores do glaucoma, sendo considerada a primeira causa da cegueira irreversível”, disse a coordenadora do programa de Combate ao Glaucoma, Olga Alves Gomes.

SONY DSC

O programa de combate ao Glaucoma atende 15 municípios do oeste baiano pactuado com a central que fica localizada na cidade de Barreiras. “Temos o objetivo de sensibilizar a população sobre os riscos do glaucoma, incluir e manter no programa de combate o glaucoma todos aqueles que após avaliação oftalmológica forem detectados portadores da doença”, explicou a coordenadora.

SONY DSC SONY DSC

O publico alvo do programa visa pessoas com mais de 40 anos, altos míopes, diabéticos ou hipertensos, pacientes que receberam trauma ocular ou doenças intraoculares. Os exames realizados compreende acuidade visual, tônometria, campo visual computadorizado e exame de fundo do olho. “O tratamento é feito a base de colírios liberados no local do atendimento para cada 03 meses de tratamento. Lembrando que o paciente com glaucoma deverá usar a medicação por toda vida” finalizou Olga Alves Gomes.

SONY DSC SONY DSC

Texto e fotos: Diego Souza

 

 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo