Segundo módulo do curso de espeleoturismo é realizado em São Desidério

sd1

Foi realizado no Centro Cultural Celso Barbosa, aulas do II módulo do Curso de Espeleoturismo para guias e condutores do Médio São Francisco/São Desidério. O curso iniciou no dia 05 e foi até dia 09 de maio. Os participantes tiveram aulas de Noções em Condução Turística com o professor Edner Brasil, e na quarta-feira, 07, o professor Márcio Dias, explicou sobre Segurança e Primeiros Socorros no turismo.

sd2

A ação conta com o apoio financeiro do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio). Na região do Médio São Francisco, o curso está sendo realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de São Desiderio. “O projeto é considerado necessário pelo Plano de Ação Nacional (PAN), Cavernas do São Francisco em virtude do elevado número de cavernas abertas à visitação e da baixa qualidade na experiência turística verificada nestas cavidades”, disse a coordenadora do curso, Patrícia Reis.

sd3

Nesse segundo Módulo mais de 20 participantes assistiram aulas teóricas e participaram de um momento prático. “Esta atividade de capacitação é de grande importância. O foco principal está na sustentabilidade do meio ambiente no que diz respeito a qualificação da condução do turista com informações precisas e técnicas que transformadas em conhecimento se torna uma grande ferramenta no processo de conservação do patrimônio espeleológico”, destaca o professor Edner Brasil.

sd4

Para a guia turística, Carol Cirino, as aulas tem aumentado o grau de conhecimento sobre turismo. “Conseguir desenvolver técnicas mais precisa sobre condução, comportamento e também foi muito proveitoso as aulas de Primeiros Socorros no Turismo. É uma experiência que só vem acrescentar para todos os condutores”, disse.

sd5

No último dia do curso os participantes foram visitar a Gruta da Beleza onde fizeram as aulas praticas. “Visamos primeiramente os cuidados com os visitantes. O condutor tem que ficar atento a tudo que se passa. As aulas de Primeiro Socorros vão proporcionar aos participantes do curso, uma bagagem de conhecimento que auxiliará na vida profissional de um condutor turístico”, frisou o professor, Márcio Dias.

Texto: Diego Souza
Fotos: Luiz Trinchão/Diego Souza