Transporte escolar municipal de São Desidério foi vistoriado pelo DETRAN

sd1

Na tarde de sexta-feira, 17, o Departamento Estadual de Transito-DETRAN, realizou a vistoria dos veículos do transporte escolar municipal de São Desidério. Cerca de  74 proprietários de veículos da sede e zona rural compareceram ao encontro. A secretária de educação Alaídes França e representantes do Conselho Municipal de Educação, órgão deliberativo e fiscalizador acompanharam o processo de avaliação dos veículos, realizados pelos mecânicos do DETRAN. Os veículos inspecionados que atender às normas de transito estabelecidas pelo DETRAN, concorrerão ao pregão no processo licitatório para breve contratação.

sd2

De acordo com o representante do DETRAN e vistoriador, Marcos Pedrosa, que realiza as inspeções desde o ano passado, o objetivo da vistoria é garantir a qualidade dos serviços prestados para os alunos que dependem do transporte escolar. “averiguamos as condições gerais dos veículos e todos os itens de segurança”. Disse. O também vistoriador Eraldo Campos, faz outras observações. “Os veículos devem estar em perfeitas condições de funcionamento para ser aprovados, e nós só aprovamos mediante também a aprovação do Conselho aqui presente, porque a maioria são veículos que transportam crianças, e para a segurança de todos os alunos e de quem utiliza o transporte escolar estes devem estar com os pneus, cintos de segurança, extintores, porta de emergência, e muitos outros itens em perfeito estado de trafegabilidade. Os pais também devem sentir segurança ao entregar seus filhos para o caminho da escola”. Assegura.

sd3

Segundo a secretária de educação Alaídes França, garantir cada vez mais a segurança dos alunos é de extrema necessidade para o bom funcionamento do transporte escolar do município, porque  na vistoria o  DETRAN verifica vários itens de segurança dentre eles luz de freio, vidros em geral, cinto de segurança, extintor, retrovisor, quite de primeiros socorros, luz alta e baixa, pneus, estepe, freio e tacógrafo (aparelho que registra velocidade do veículo e horas de rodagem). “Esta vistoria nos assegura tranquilidade e faz com que  as famílias dos alunos também se sintam mais tranquilas ao  nos entregarem seus filhos para transportarmos”. Garante Alaídes França. Ainda de acordo com a secretária, a cada unidade a secretária de educação vai reunir os motoristas e os proprietários de veículos para debater e solucionar questões oriundas do transporte escolar. De acordo com o calendário escolar de 2014, o ano letivo tem início previsto para 10 de fevereiro.

sd4

Waldir Perboni, é proprietário de um micro-ônibus e presta serviço para o município a dois anos, passou pela vistoria e está na expectativa de ser novamente contratado. “Eu realizo o transporte de alunos de faculdade e estou na expectativa de ser novamente contratado pela necessidade do transporte e principalmente porque o meu veículo é novo, do ano de 2012, está dentro das normas estabelecidas pelo DETRAN, e com todos os itens de segurança em dia”. Afirma.

Texto e fotos: Ascom/São Desidério