Vagas para cursos profissionalizantes do Programa Qualifica Bahia é oferecido em São Desidério

01

A Prefeitura Municipal por meio das Secretarias do Trabalho Emprego e Renda, Agricultura e Assistência Social, em parceria com o Programa Qualifica Bahia oferece vagas para os cursos profissionalizantes em Beneficiamento do Leite, Cozinheiro Industrial e Drenagem Linfática. O programa é uma ação governamental para formação social e profissional de trabalhadores que almejam uma capacitação na área.

02

Os cursos são prioridades para pessoas mais vulneráveis economicamente e socialmente, trabalhadores com baixa renda e baixa escolaridade, população mais sujeitas às diversas formas de discriminação social, como desempregados de longa duração, afrodescendentes, indiodescendentes, mulheres, jovens, pessoas com deficiência ou pessoas com mais de 40 anos de idade.

03

A proposta é qualificar trabalhadores com recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza – FUNCEP, como ação complementar ao Plano Territorial de Qualificação do Estado da Bahia. “É uma forma de capacitar pessoas que tenha interesse em inserir no mercado de trabalho. Essa uma oportunidade que todos os inscritos devem aproveitar. Lembrando que em breve a Secretaria estará trazendo 11 cursos na área de informática”, falou o secretário Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Waldik Rodrigues.

04

O curso oferece 20 vagas efetivas por turma e 10 para cadastro de reserva. A carga horária é de 100 a 240 horas, distribuída entre 4 a 6 horas diárias a depender do curso. A modalidade do curso é presencial, exigindo frequência mínima de 75% da carga horaria total que dá o direito de receber a certificação.

05

O trabalhador ainda terá auxílio transporte quando residir a mais de dois quilômetros de distância do local do curso, lanche, camisa e material didático. O curso é inteiramente gratuito, o trabalhador deverá optar por uma modalidade, conforme quadro de vagas disponibilizados no município.

Texto e fotos: Diego Souza