2º Festival da Juventude de São Desidério tem abertura especial nesta manhã com grandes novidades

O Festival da Juventude em sua segunda edição já se consolidou como um evento de grande importância para a juventude do município. Organizado pela prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Assistência Social, o Festival foi oficialmente aberto na manhã desta quinta-feira, 23 com a presença maciça dos jovens, docentes, e representes de vários seguimentos sociais e políticos da região e do Estado.

“Estão oficialmente abertas as atividades do Festival que neste ano vem cheio de novidades, cresce em qualidade, quantidade e participação, estamos emocionados com a amplitude deste momento, por isso agradecemos, imensamente, a todos os parceiros e apoiadores”, comemora a secretária da SAS, Vandreia Mendes.

Na cerimônia de abertura, o vice-prefeito José Barbosa anunciou a construção do Centro de Referência da Juventude no Bairro Alto do Cristo, um espaço destinado a trabalhos da Rede de Proteção Social envolvendo, além dos jovens, as crianças, adolescentes e adultos. “O Festival da Juventude é um marco do protagonismo jovem para toda a região oeste da Bahia, muitas conquistas estão acontecendo, entre elas o Centro de Referência da Juventude e a instalação de um polo do Instituto Federal da Bahia (IFBA)”.

O projeto do Centro foi apresentado pela jovem arquiteta, Ingride Santana. “O projeto arquitetônico do Centro é dividido em quatro setores, Acolhimento Social, Aprendizado e Cultura, Apoio, Esporte e Lazer, todos serão espaços universais com total acessibilidade”, explica. Ingride deixou também uma mensagem especial para toda juventude. “Sou jovem e filha desta terra e peço a todos que se dediquem aos estudos para que possam contribuir com nossa cidade que é um organismo vivo e precisa da nossa força”, finaliza.

O Festival da Juventude de São Desidério se consolida como um espaço de debate e aprendizagem que além dos jovens da sede e zona rural do município, recebe caravanas de municípios vizinhos, estudiosos e pesquisadores de Universidades e Faculdades regionais. Para o secretário Estadual de Planejamento, Antônio Henrique, o município de São Desidério se destaca como um polo do movimento jovem. “São Desidério está de parabéns por valorizar e organizar este movimento juvenil tão grandioso, convocamos estes protagonistas a participar dos trabalhos para a criação da Câmara Regional da Juventude”, revela.

Outro momento marcante da abertura do Festival foi a participação especial da atriz Tânia Tôko. “Estou muito feliz de estar aqui, esta é uma iniciativa maravilhosa de participação na construção de oportunidades para a juventude, a cidade está de parabéns por envolver tanta gente em um objetivo tão importante que é cuidar dos nossos jovens, na luta por seus direitos, destaco também a luta pelo respeito á mulher, ao negro, ao homossexual”, disse Tânia.

São dois dias de evento com rodas de conversas, oficinas de Dança, Teatro, Turbante e Grafite, atividades autossugestionadas, intervenções artísticas e culturais, o ProZÉando que é um bate-papo com representantes políticos, shows musicais e muitas atividades na Praça das Juventudes montada na Praça Abelardo Alencar.

Texto e foto: Jackeline Bispo