Agências bancárias e SEBRAE realizam palestras na VII Feira da Agricultura Familiar

DSC_5129

Políticas de Desenvolvimento territorial, Plano de Desenvolvimento Regional Rural, linhas de crédito, Programa Nacional de Habitação Rural e Irrigação foram as temáticas das palestras ministradas pelas agências bancárias, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e pelo SEBRAE, na tarde desta sexta-feira, 14, segundo dia da VII Feira da Agricultura Familiar nos auditórios Rio Grande e Zézeu Ribeiro, onde dezenas de pessoas entre estudantes e produtores compareceram.

DSC_5118

O Banco do Brasil abordou sobre o Programa Nacional da Agricultura Familiar – PRONAF, no qual a gerente geral, Fernanda Oliveira explicou sobre o que é programa, público alvo e critérios para o produtor conseguir o financiamento e formas de pagamento. Já o Banco do Nordeste falou sobre os investimentos e linhas de créditos que o banco oferece para os agricultores, como o Agrocrédito.

DSC_5122

Ministrada pelo superintendente da Caixa Econômica Federal, Walter Luiz Silva, gerente regional, Nelson Antônio e o gerente da agência do município de São Desidério, Valmori Giotti, a palestra abordou o Programa Federal, Minha Casa, Minha Vida. “O Minha Casa, Minha Vida conta com duas modalidades, urbana e rural. O Minha Casa, Minha Vida Rural é uma ação do Programa Nacional de Habitação Rural, que por meio do intermédio de uma entidade, constrói casas para os produtores que não têm condições dignas de moradia”, explicou Nelson Antônio.

DSC_5123

Nelson continua “Para ser beneficiado, o produtor tem que estar em dias com seus documentos pessoais e possuir registro da terra no cartório, além de estar associado em alguma entidade. Caso ele seja beneficiado, ele receberá não em dinheiro, mas em material, o valor de R$ 32 mil para a construção da casa, acompanhamento de um engenheiro civil e assistente social e uma cisterna e o pagamento será feito em quatro anos, com o pagamento anual de R$ 285,00”, explanou.

DSC_5115

De acordo com o superintendente, Walter Luiz, o programa Minha Casa, Minha Vida Rural é um dos melhores programas sociais, pois alguns países estão querendo copiar. “Este programa é uma forma de gratidão ao homem do campo, pelos serviços prestados á sociedade, uma vez que ele é o responsável pelo alimento na nossa mesa”, disse.

DSC_5063

Em São Desidério o programa Minha Casa, Mina Vida Rural em parceria com a Prefeitura Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, já beneficiou 39 famílias de pequenos agricultores, com o início da construção das casas em algumas localidades da zona rural.

DSC_5136

O engenheiro agrônomo e analista técnico do SEBRAE, Marcos Luiz Bastos, em sua palestra explanou sobre os sistemas de irrigação, com ênfase no ciclo hidrológico, a relação da água, solo e planta, a meteorologia agrícola, a formas de cálculos, os métodos de irrigação. “Há três sistemas de irrigação, são eles por superfície, aspersão convencional (canhão hidráulico, pivô central, sistema lateral móvel ou sistema linear) e temos também a irrigação localizada que é feita por meio do gotejamento e microaspersão”, enfatizou.

DSC_5134

Durante a noite, os shows musicais atraíram muitas pessoas que assistiram às apresentações de Juninho e Cia, Sound Magnata, a dupla Dudu Braga e Hermínio e fechando a noite, Toinho e Cia; que abrilhantaram o evento.

DSC_5182

• Texto: Adinete Batista