Agentes Despertar recebem formação e trocam experiências com outras unidades escolares

foto1

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta quarta-feira, 03 no Centro de Informações Turísticas uma formação para os Agentes Despertar. O encontro teve como objetivo proporcionar a troca de experiências entre os agentes e discutir sobre as questões ambientais e propostas criadas nas escolas.

Participaram da formação as estudantes e Agentes Despertar, Winnie Graziele dos Santos Ferreira, do 5º ano da Escola Municipal Pedro Alvino da Rocha do povoado de Sítio Novo e Miltiane da Silva Santos, do 6º ano da Escola Municipal João Barbosa Filho, da localidade de Vila Nova Conceição. “Como Agente Despertar, tenho a obrigação de estimular nos meus colegas, professores, minha família e comunidade a necessidade de preservar o nosso meio ambiente”, disse a agente Winnie.

foto2

Para a agente Miltiane as questões de coleta e destino do lixo são relevantes. “Na minha comunidade as pessoas não se preocupam com o destino do lixo, eles queimam e causa danos para nossa saúde, isto é uma situação que vamos ter que rever”, falou.

A Formação foi ministrada pelo consultor do Programa Despertar, Daniel Laranja que abordou a importância do Agente Despertar para a escola, família e comunidade. ” O Agente Despertar tem algumas atribuições, como: Ser exemplo em Educação Ambiental, ter iniciativa em defesa do Meio Ambiente, ser estudioso e assíduo às atividades do Programa Despertar, representar a escola em eventos educacionais/ambientais sempre que solicitado, zelar pelo patrimônio da escola, ser o interlocutor da turma junto à direção e coordenação da escola e apresentar sugestões ou reclamações junto à escola, dentre outras”, destacou.

foto3

Segundo a coordenadora municipal do Programa Despertar, Sandreane Mattos, os Agentes Despertar foram escolhidos por votação. “Este programa tem surtido efeito em nosso município, temos vários exemplos como, a de uma agente que saiu na cartilha, no qual entre 77 escolas da Bahia, ela foi escolhida para representar São Desidério. Desejo boa sorte a eles e, que  possam desenvolver um trabalho em equipe sendo uma pessoa responsável que saiba dividir as tarefas e solicite ajuda dos demais colegas formando uma corrente em defesa do Meio Ambiente, pois foram escolhidos e têm uma grande responsabilidade”, declarou.

foto4

Texto e fotos: Adinete Batista