CAPS realiza palestras nas escolas em alusão ao Setembro Amarelo

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio e a prefeitura de São Desidério por meio do Centro de Atenção Psicossocial está realizando palestras nas escolas municipais e estaduais que tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil.. As palestras tiveram início nesta quinta-feira, 21 no Colégio Presidente Médici e se estendem até o dia 18 de outubro.

As palestras de conscientização são ministradas por profissionais da área de psicologia do Hospital e Maternidade do município e CREAS. “Muitas mortes poderiam ser evitadas se a informação de que se pode pedir ajuda e dividir o que se sente com alguém fosse disseminada. E é isso que a campanha ‘Setembro Amarelo’ objetiva”, disse a coordenadora do CAPS I, Josefina Soares.

Para a psicóloga Silvia Medeiros, a Campanha Setembro Amarelo vem no intuito de diminuir o número de casos de suicídio no país. “A campanha tem como objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, assim como a prevenção”, frisou.

Segundo uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, a cada 100 mil pessoas, quase sete tiraram a própria vida. Além disso, para cada suicídio podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo. “Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas do que imaginamos e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte, portanto a informação ainda é o caminho, devemos ficar atentos aos sintomas. Tristeza, falta de ânimo, vontade de ficar sempre sozinho são indícios de que a pessoa pode estar precisando de ajuda e, às vezes, uma simples conversa resolve”, alertou a psicóloga Portanto devemos estar sempre atentos.

Texto e Fotos: Diego Souza