Conselho Municipal de Educação inicia elaboração do Planejamento Estratégico de Educação

01

O Conselho Municipal de Educação promoveu na tarde dessa segunda-feira, 21, a elaboração do Planejamento Estratégico de Educação para os próximos dois anos de gestão. A reunião aconteceu no auditório da prefeitura e contou com a presença da Conselheira Presidenta, Emmila Carvalho, professores das redes municipal e estadual, membros do conselho, vereadores, sindicatos, associações, autoridades, comunidade civil e do psicólogo Eric Gamaliel.

02

Para coordenar a elaboração do Planejamento Estratégico, o psicólogo Eric Gamaliel, fez saudações ao público presente e explicou as etapas para a construção de um planejamento. “Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. No contexto educacional, tenciona analisar a conjuntura que determina os desafios da educação”, explanou.

03

Durante a reunião, foram debatidas as prioridades que devem compor o plano estratégico, a exemplo de estrutura escolar, transporte, quadro de professores, acessibilidade, acompanhamentos pedagógicos, diretrizes, dentre outros. “É muito importante a elaboração do planejamento estratégico, juntamente com pessoas que são aptas a contribuir para a melhoria da educação. O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou de documento que formalize condutas e princípios a serem seguidos”, falou a Conselheira e Presidenta, Emmila Carvalho.

04

O planejamento estratégico tem um longo alcance e é executado pelos que determinam os objetivos dentro de um prazo temporal, curto, médio ou longo prazo. “Iremos deparar-nos com vários desafios na educação de forma geral, mas, todos que estão nessa reunião são formadores de opinião e aptos a contribuir no planejamento estratégico da educação”, assegurou o psicólogo, Eric Gamaliel.

05

“Com o sucesso das discussões desenroladas pelos participantes, foi apontada a necessidade de um novo momento de debates, para finalização do planejamento estratégico que deverá orientar a atual gestão do CME no desenvolvimento de suas ações, até o final de 2015. O grupo agendou a segunda fase do planejamento estratégico para o dia 18 de agosto, no turno matutino, momento em que espera contar com a participação de todos”, finalizou a Conselheira e Presidenta, Emmila Carvalho.

06

Texto e fotos: Diego Souza