CREAS realiza palestras nas escolas do Projeto “Vamos Proteger”

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS realizou na manhã dessa terça-feira, 29, no auditório da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, duas palestras sobre Abuso Sexual e Exploração Sexual. As atividades fazem parte do projeto “Vamos Proteger” em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal da Assistência Social. O evento contou com a participação de alunos, professores e funcionários.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A proposta do Projeto “Vamos Proteger” visa conscientizar crianças e adolescentes a se protegerem de abuso e exploração sexual. As escolas da sede, zona rural e dos distritos de Sitio Grande e Roda Velha receberão palestras informativas sobre o assunto. “ No abuso sexual, a criança é despertada para o sexo precocemente, de maneira deturpada e traumática, ficando com marcas para o resto da vida, podendo desenvolver comportamentos patológicos como aversão a parceiros do mesmo sexo do abusador ou, por outra, promiscuidade e uma sexualidade descontrolada, entre outros”, disse a psicóloga do CREAS, Juliana Pires.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Para a conselheira, Elenir Araújo, é importante que o adolescente ou a criança abusada sexualmente faça a denúncia. “A criança ao ser abusada sexualmente é desrespeitada como pessoa humana, tem seus direitos violados, e o pior, na maioria das vezes dentro de seu próprio lar, por quem tem a obrigação de protegê-la”, relatou.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O coordenador do CREAS, Thiago Portela, comemora os resultados positivos do projeto e alerta a sociedade. “Exploração sexual é um termo empregado para nomear práticas sexuais pelas quais o indivíduo obtém lucros. Ocorre principalmente como consequência da pobreza e violência doméstica, que faz jovens, crianças e adolescentes fugirem de seus lares e se refugiarem em locais que os exploram em troca de moradia, entre outras coisas. Acontece em redes de prostituição, pornografia, tráfico e turismo sexual”, frisou.

Serão mais de 3.200 alunos entre as escolas da sede, zona rural e distritos que receberão orientações e dicas sobre abuso e exploração sexual. “ Eles são multiplicadores das informações, e quanto mais a gente se unir com certeza as nossas crianças estarão protegidas”, complementou a psicóloga do CREAS, Juliana Pires.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Texto e fotos: Diego Souza

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo