Crianças de São Desidério vivem dia mágico em Festival

“Tudo aqui é encantado, me diverti tanto, estou muito feliz”, as palavras da pequena Vanessa Santana de nove anos, emocionam e mostram que a programação organizada para o 1º Festival da Criança de São Desidério agradou a criançada na tarde de quarta-feira, 11.

A Praça Abelardo Alencar se tornou um verdadeiro parque de diversões, dezenas de brinquedos espalhados pelo local, personagens infantis, bonecos gigantes da Companhia de Teatro Os Trakinus, música infantil ao vivo, oficinas de máscaras, pintura, brincadeiras no palco, passeio de trenzinho pela cidade, sorteio de bicicletas, entrega de presentes, distribuição de lanches e guloseimas, tudo preparado com muito carinho para divertir os pequenos em comemoração ao Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro.

“Amei tudo, brinquedos à vontade para todas as idades, bem organizado, nossas crianças merecem”, comenta a mãe Eliane de Jesus que levou os filhos de cinco e nove anos para a praça.

Milhares de crianças participaram da programação. Mas o momento emocionou também muitos adultos. Alessandro Alves levou a filha para participar e revela, “estou muito emocionado e satisfeito por minha filha poder viver um momento tão especial como este, São Desidério nunca teve um evento tão bonito assim para nossas crianças, para todo lugar que olho só vejo gente feliz”, diz.

Organizado pela prefeitura por meio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), de Assistência Social (SAS), de Educação (SEDUC) e de Saúde (SESASD), o evento contou com pontos de apoio para distribuição de água e serviços de saúde com um pediatra de plantão para atender alguma necessidade urgente, a segurança foi realizada pela Polícia Militar e equipes particulares, nenhum registro foi feito.

“O que se faz hoje pelas crianças é o que elas farão amanhã pela sociedade, é nossa obrigação cuidar, proteger, dar condições e amá-las, mais antes de ser uma obrigação, é mesmo um grande privilégio”, revela o prefeito, Zé Carlos.

O festival terá continuidade durante todo o mês de outubro em comunidades da zona rural, um roteiro foi estabelecido por regiões para levar às crianças de todo o município, muita diversão e alegria.

Texto: Jackeline Bispo
Fotos: Rodney Martins