Curso de Arqueologia é realizado em São Desidério e turismo recebe placa da Universidade do Texas – EUA

asc_3282

Aconteceu na manhã dessa segunda-feira, 21, no Centro de Informações Turísticas o primeiro curso de Arqueologia, que tem duração de dois dias. Mais de 10 participantes terão aulas teóricas e praticas. O curso está sendo ministrado pela professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia -UFOB, Fernanda Libório.

asc_3286

O curso de Arqueologia estuda as sociedades humanas através da análise e interpretações de seus restos materiais. “Com o intuito de investigar nossa história, o arqueólogo é como um detetive do passado, que por meio das pistas deixadas na paisagem busca entender como as pessoas viviam e se comportavam no passado”. Em tempo, indico o site arqueologiadooestedabahia.com para os interessados nos estudos de arqueologia, complementa a professora de arqueologia, Fernanda Libório.

asc_3281

Para o guia de turismo, Juscelino Ferreira, as aulas é um aprendizado voltado para a educação patrimonial. “O curso é exclusivo para os condutores de turismo da nossa cidade e pretendemos multiplicar esse conhecimento para as escolas do município”, disse.

asc_3276

Para o diretor de turismo, Silvio Reis, “É de grande importância os guias se prepararem para disseminar esse conhecimento para turistas que sempre estão visitando a nossa cidade”.

asc_3297

Em tempo, o município de São Desidério, foi homenageado com uma placa de agradecimento enviada por uma equipe de turistas da Universidade do Texas do Estados Unidos. A entrega foi realizada pela professora de Geografia da UFOB, Janes Terezinha na presença do secretário de Meio Ambiente e Turismo, Alexandre Rocha e do diretor de Turismo, Silvio Reis.

asc_3300

Segundo a professora, Janes Terezinha, a placa representa um ato de agradecimento e também pelo município possuir basicamente as mesmas características da agricultura familiar e agronegócios da região americana. “Esse grupo de americanos já esteve no município algumas vezes e gostaram muito dos pontos turísticos, do agronegócio e da receptividade. Para a cidade, o reconhecimento dos americanos faz com que São Desidério invista ainda mais no turismo e assim ser bem representado em vários países”, concluiu.

asc_3298

“Ficamos agradecidos pelo reconhecimento dos americanos, e também de outros países que visitam a nossa cidade. O nosso objetivo é proporcionar uma boa formação de guias e também investir em vários pontos turísticos e cuidar desse patrimônio riquíssimo de belezas naturais”, assegurou, o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Alexandre Rocha.

asc_3293

Texto: Diego Souza