Curso ProSenar Mandioca oferta II módulo a agricultores de São Desidério

O segundo módulo de formação do curso ProSenar Mandioca, oferecido pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico – SEAGRI de São Desidério em parceria com o Sindicato de Produtores de Luís Eduardo Magalhães e o SENAR, teve início na terça 12, e segue até a quinta 14 no auditório da Prefeitura Municipal. Com participação de 15 agricultores o curso terá mais dois módulos.

Neste segundo encontro, o módulo tem por tema “Preparo do solo”. O engenheiro agrônomo do SENAR, Thiago da Cruz de Oliveira, que ministra o módulo falou da capacitação. “Este módulo aborda acerca das formas de preparo do solo para cultivo da mandioca, além da sistematização da área, no qual os participantes assistiram vídeos sobre cultivo protegido de hortaliças, novas técnicas de cultivo que são alternativas de produção inovadoras e finaliza com uma aula prática sobre terraceamento para produção de curvas de nível”, explicou.

A secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha destacou sobre parcerias e investimento na agricultura familiar. “O curso tem quatro módulos e representa um investimento do município por meio da iniciativa da SEAGRI que firmou uma parceria com o SENAR e o Sindicato de Luís Eduardo, com o objetivo de oferecer capacitação ao pequeno agricultor para que ele tenha melhores condições para produzir e obter mais aproveitamento e consequentemente mais lucro”, relatou.

“Está sendo uma boa oportunidade para aprender mais. E este módulo é mais interessante que o primeiro que tratou apenas da mandiocultura, porque nesse estamos aprendendo como preparar bem o solo e as fruteiras, como fazer curvas de nível, sobre hortaliças também e formas de melhoria para a agricultura familiar”, destacou o participante João Xavier.

Texto e foto: Ana Lúcia Souza