Deliberações de políticas públicas foram elaboradas em Conferência de Assistência Social

Durante todo o dia de ontem, 13, grupos de estudos debateram os temas dos quatro eixos propostos na Conferência Municipal de Assistência Social e elaboraram deliberações de políticas públicas para o setor. A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SAST).

As ações propostas pelos grupos de estudo foram elaboradas a partir dos temas, ‘A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais’, ‘Gestão democrática Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS’, ‘Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transparência da renda como garantias de direitos socioassistenciais’ e ‘A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais’.

Dois delegados, um representando o poder público e outro a sociedade civil organizada foram eleitos para participar da Conferência Estadual que ocorrerá em Salvador ainda esse ano. Mais de 340 pessoas participaram desta etapa municipal e construíram as deliberações que serão levadas para a etapa estadual. “Foi um momento muito importante para nós, pois ajudamos a construir essas propostas de acordo com nossa realidade, também pudemos conhecer mais sobre nossos direitos e também deveres enquanto beneficiários”, revelou a representante dos usuários do Centro de Referência da Assistência Social, Alaene da Silva.

A presidente do CMAS, Méria Dias, explica que a conferência foi um grande sucesso com a participação ativa da sociedade. “O CMAS começou a pensar e planejar a VII conferencia há alguns meses, cada detalhe foi planejado e discutido em plenária, foram realizadas seis pré-conferências com os atores envolvidos na política de assistência social. Tivemos um publico recorde, saltando de 111 participantes para 343 e estes permaneceram durante todas as etapas da conferencia”, revela ao confirmar que a participação da população foi o grande diferencial da VII Conferencia Municipal de Assistência Social.

Texto e fotos: Jackeline Bispo