Desfile Cívico em São Desidério destaca a preservação do Cerrado

010-DSC_1147

Entre um tema e outro os alunos das escolas municipais, estaduais da sede e zona rural de São Desidério se destacaram na manhã de domingo, 07, em comemoração aos 192 anos de Independência do Brasil.

013-DSC_1158

018-DSC_1171

Foram 21 escolas que passaram pela Avenida JK abordando temáticas a exemplo da preservação do cerrado, culturas regionais, regaste históricos do município, atualidade e dentre outros. Para prestigiar o evento a Secretaria Municipal de Educação convidou o prefeito Demir Barbosa, vereadores, autoridades, e comunidade civil.

078-DSC_1275

096-DSC_1303

O Desfile Cívico em São Desidério a cada ano inova e abre espaço para programas sociais do município se apresentar. “É um momento em que as escolas abordam temas diversificados em prol da sociedade e do país.

104-DSC_1315

119-DSC_1333

A cada ano abrimos espaço para os programas sociais mostrarem um pouco das suas ações. O sete de setembro é um resgate histórico do Brasil e também é uma mostra dos fenômenos sociais da nossa atualidade. Mais uma vez os alunos das escolas da zona rural se destacaram com muito esforço, dedicação e força de vontade”, disse a secretária municipal de Educação, Alaides França.

022-DSC_1179

152-DSC_1383

O tema “Preservação do Cerrado” foi abordado com muita ênfase no desfile, sobre impactos de ordem social, êxodo rural, desmatamento, poluição de água e solos, e o uso indiscriminado de agrotóxicos. Além dos intensos conflitos de terras, o Cerrado é um espaço de produção de água. Ele é o berço das águas do Brasil.

244-DSC_1548

135-DSC_1355

Para o prefeito Demir Barbosa, o desfile cívico em homenagem ao sete de setembro é um ato de respeito à pátria. “Vivemos em um mundo cheio de controvérsias, no entanto, esse momento é oportuno para os alunos mostrarem através de temas o que está acontecendo no Brasil. As escolas trouxeram para essa data relatos de conscientização ao meio ambiente, as culturas, a valorização de crenças e dentre outros. Mais uma vez todas as escolas municipais, estaduais da sede e zona rural estão de parabéns”, elogiou.

420-DSC_1870

418-DSC_1867

No final das apresentações do desfile cívico, o público assistiu as coreografias da Fanfarra de São Desidério e da Fanfarra FAMAG do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães. Às 16h, no distrito do Sítio Rio Grande as escolas se apresentaram destacando os temas “Vegetação, Rios e Seres da Natureza”.

385-DSC_1809

399-DSC_1831