Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial é comemorado com ações preventivas nos postos de Saúde de São Desidério

Para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de São Desidério (SESASD), por meio das equipes de Atenção Básica, realizou nesta quinta-feira 26 e sexta, 27, nas unidades de Saúde, ações preventivas como panfletagem e palestras ministradas por nutricionista, médica clínica geral e enfermeiras sobre hábitos saudáveis de alimentação, controle da hipertensão e diabetes, teste de glicemia, aferição da pressão arterial e da circunferência abdominal, além de encaminhamentos de consultas com a nutricionista.

“Mudar o hábito alimentar e ter uma rotina mais saudável é um trabalho de formiguinha, pois precisa ser feito aos poucos, mas não é impossível. É uma questão de disciplina”, explicou a nutricionista Renata Pires. “Uma pessoa hipertensa pode levar uma vida absolutamente normal com uso de medicação e praticando atividades físicas, que é muito importante”, completou a médica clínica geral, Adelle Nóbrega.

Após as palestras foi servido um café da manhã nas unidades. “A participação da população é importante nesses encontros, pois além das palestras que sensibilizam, procuramos oferecer a aferição da pressão arterial e o teste de glicemia que é importante para manter esses dois índices e controlar a pressão arterial”, destacou a enfermeira Eliseth Barbosa.

Édna Rodrigues dos Santos, 43, do povoado de Mutamba, foi diagnosticada com glicemia alterada. No Centro de Saúde, ela foi encaminhada para a consulta com a nutricionista que solicitou alguns exames. “Foi bom eu ter vindo hoje porque consultei com a nutricionista, vou ter que fazer alguns exames e agora vou cuidar mais da minha saúde”.

Davilene Alves fez questão de levar sua a mãe Laudilina, 83, que é hipertensa para o encontro no PSF Antônio Pereira. “Ela faz uso da medicação há alguns anos para controlar a pressão, e é sempre bom aprender um pouco mais para ajudar a cuidar dela”. “É uma maravilha porque o mundo mostra muitas coisas e é preciso estar preparado. Quando cheguei aqui hoje me senti bem, fui bem recebida e atendida, já costumo pegar os remédios da pressão na farmácia popular”, afirmou dona Maria Almeida, 69.

 

 

 

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo